Das savanas africanas para a fauna brasileira, o ilustrador Vilmar Rossi Junior reconstrói a história de O Rei Leão para valorizar a flora e fauna brasileira na Amazônia.
Fã da primeira versão do filme O Rei Leão, o ilustrador e designer gráfico Vilmar Rossi Junior, de Santa Maria (RS) conseguiu chamar a atenção nos últimos dias. Isto porque ele começou a criar ilustrações inspiradas no filme, entretanto, com uma diferença: os animais não são os da savana africana, mas da fauna brasileira. O artista aproveita para protestar contra as queimadas através dos desenhos.
Por que o Rei Leão da Amazônia é diferente?
Vilmar tenta deixar as ilustrações bem parecidas com as cenas originais do filme. O diferente é que nem todos os animais são os mesmos. Ele conta que, desenhar os bichos da Amazônia no lugar dos animais típicos da África, dá bastante trabalho! Por outro lado, é divertido. Vamos conhecer?
Por exemplo, o personagem Pumba, que é um javali, foi representado como um cateto, mamífero que vive no Pantanal e na Amazônia. Já o pássaro Zazu aparece como um araçari-castanho, uma ave pequena que faz parte da fauna amazônica.

Em primeiro lugar, Simba e Nala são onças-pintadas. Então, Zazu se transformou em um araçari-castanho. E, surpreendentemente, as hienas Shenzi, Banzai e Ed são agora cachorros-do-mato-vinagre. Para concluir, o cemitério dos elefantes agora se transformou em uma grande área sem verde, com a finalidade de protestar contra o desmatamento e as queimadas na Amazônia.

Com o propósito de criar o primata Rafiki, o ilustrador fez vários testes; com toda a certeza, o personagem quase virou um mico-leão-dourado, mas acabou sendo transformado em um macaco uacari.

Os desenhos digitais de O Rei Leão na Amazônia
Todos os desenhos foram feitos digitalmente, com o uso de um tablet. O ilustrador começou a série de desenhos a partir da primeira cena, aquela que acompanha a trilha sonora Hakuna Matata.

As primeiras figuras foram lançadas no instagram do artista no dia da estreia da versão live-action do filme. Sem dúvida, as ilustrações estão fazendo mais sucesso agora, principalmente depois que a Amazônia se tornou o centro das atenções do mundo. Infelizmente, por consequência do desmatamento.
E você caro leitor, o que acha se estas imagens fossem reunidas em um livro? Deixe seu comentário logo abaixo no Jornal da Criança.
Fonte: G1, Revista Galileo
Acessos em 27 de agosto de 2019