QUEM SOMOS

Bem-vindo (a)!  

Agradecemos o seu interesse por chegar até essa página. Nós somos da Editora 10, dedicamos o nosso tempo produzindo textos para a formação dos alunos do ensino fundamental. Abaixo tem mais informações sobre nós, mas antes gostaria de contar como surgiu a ideia de lançar o JC (Jornal da Criança) e como a nossa proposta pedagógica pode ajudar os seus alunos. Da mesma forma que ajudou a Isabella, hoje com 11 anos, filha de Viviane Zanardo, publisher do periódico. Certamente, esta história diz muito sobre a gente e a nossa missão…

A ideia de escrever textos sensíveis, descomplicando assuntos para os leitores em formação surgiu quando a Isa estava no 2º ano do ensino fundamental. Certa vez, a professora deu como tarefa de casa realizar a leitura de um jornal com a família… seria uma satisfação, como jornalista e mãe, trocar ideias com a filha e conhecer a opinião dela sobre os acontecimentos do mundo. 

No entanto, logo no início, a menina “esbarrou” em algumas palavras de difícil entendimento para ela. Então, Viviane passou a explicar cada parágrafo. A leitura não fluía…enquanto a mãe lia, a filha brincava com o lápis. Viviane parou de ler e a Isa ficou alguns instantes em silêncio, disfarçou o olhar, até dizer que não estava entendendo nada porque era chato.

Desafio

Se a Isa assimilasse o jornal como uma atividade chata, cresceria sem o hábito desse tipo de leitura. E isso era muito ruim porque não aprenderia através dos acontecimentos do mundo, não desenvolveria o senso crítico.

Foi assim que surgiram os primeiros textos do Jornal da Criança online. Aos poucos, recebeu novos pedidos de assinatura e elogios nas redes sociais que motivaram o início dessa jornada.

Três meses depois, a versão impressa foi lançada para atender inicialmente apenas uma escola, localizada na zona oeste de São Paulo. Hoje, o JC atende mais de 20 mil assinantes e realiza um trabalho personalizado para municípios, a exemplo de São Roque e Indaiatuba (SP), cidade referência em alfabetização no Brasil. 

E a Isa, aprendeu a gostar de ler as notícias? 

Embora a filha da editora-chefe do JC não seja uma leitora voraz de jornais, agora entende sua importância, lê as notícias e sabe emitir a própria opinião sobre diferentes temas. Todos os meses, apresenta suas ideias ao lado de sua mãe no Podcast do Jornal da Criança e, de vez em quando, participa como repórter especial. Assista no YouTube.

E as outras crianças e jovens do Brasil?

É exatamente isso que esperamos fazer com seus alunos! Ensinar a gostar do gênero jornalístico e também desenvolver diversas habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Infelizmente, a pobreza de aprendizagem aumentou em um terço nos países de baixa e média renda, onde cerca de 70% das crianças com 10 anos são incapazes de compreender um texto simples, segundo o novo relatório publicado em 26 de junho de 2022 pelo Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Vamos mudar este cenário juntos?

Aprenda outros gêneros textuais a partir do JC, o Jornal da Criança

Quer saber o que fazemos de diferente dos outros veículos de comunicação? Além do jornal impresso e multiplataforma, a Editora 10 oferece apoio personalizado aos professores das escolas parceiras, com o objetivo de engajá-los em sala de aula. SAIBA MAIS

 

Quem teve a ideia?

 

Viviane Zanardo

 

 

Alguns Colaboradores

Carol AbílioGraziellen Pires de Oliveira

Jeremias Nascimento Marcio Gonçalves