30/01/2025

Fellowship de IA do Google for Education: como usar a IA para a educação

Roberta Taffarello e Iolanda França com a turma do Brasil no Fellowship de IA do Google for Education

O JC, Jornal da Criança & Jovens, entrevista com exclusividade duas educadoras que participaram do Fellowship de IA do Google for Education. Além de contar suas experiências, elas também compartilham todos os aprendizados sobre o projeto que desenvolveram em um site que pode ser acessado gratuitamente.

Conheça as entrevistadas

Iolanda é pedagoga imersa em tecnologias educacionais, com vasta experiência em projetos que conectam inovação e educação básica. É formadora de professores tecnológicos e lidera iniciativas que aplicam Inteligência Artificial no ensino de leitura e escrita para crianças e adolescentes em comunidades periféricas.

Atualmente, integra o Fellowship AI + Edu e também o Gemini Academy do Google for Education, contribuindo para a transformação digital na educação. Sua missão é democratizar o acesso a uma educação de qualidade e promover a inclusão digital.

Roberta é especialista em Inclusão e Tecnologia, coordenadora pedagógica na Educação Infantil. Google Innovator e participante do Fellowship AI + Edu do Google For Education.

Roberta Taffarello e Iolanda França no Fellowship de IA do Google for Education
Legenda: Roberta Taffarello e Iolanda França no Fellowship de IA do Google for Education

 

1. O que é o Fellowship de IA do Google For Education?

O Fellowship de IA do Google For Education é um programa de bolsas para o estudo das ferramentas de IA presentes no ecossistema Google e para o desenvolvimento de projetos que usam essas ferramentas para o impacto das nossas comunidades.

Ele aconteceu pela primeira vez na Ásia e no último quarto do ano de 2024 nas Américas, reunindo, ao todo, 45 professores.

2. Como vocês conseguiram a chance de apresentar o projeto em Nova Iorque?

Apresentar o projeto em Nova Iorque foi a nossa última etapa do programa. Conseguimos essa oportunidade após passar por um processo seletivo no início do segundo semestre de 2024.

Nesse processo seletivo, tínhamos que nos destacar contando sobre como temos usado a IA no nosso dia a dia em sala de aula e como impactamos a nossa comunidade com a tecnologia educacional. Fizemos também uma entrevista com um profissional do Google. Por fim, 14 educadores brasileiros foram selecionados.

3. Vocês estiveram em Nova Iorque por quanto tempo?

O evento em Nova Iorque durou dois dias, mas nosso grupo de educadores brasileiros optou por ficar mais dias na cidade para conhecer e fazer passeios culturais.

4. Quais foram os maiores desafios e aprendizados durante o desenvolvimento do projeto?

O tempo com certeza foi um grande desafio! Trabalhar com IA e com a organização de projetos não é tarefa simples, mesmo para pessoas experientes. Mas, ainda assim, foi muito gratificante ver o que conseguimos fazer com o tempo que tínhamos.

5. Como vocês escolheram atividades específicas para integrar Inteligência Artificial na educação?

Entramos no programa com uma breve ideia do que poderíamos desenvolver e de que forma poderíamos impactar nossa comunidade com o projeto. Inicialmente, faríamos de forma individual, mas Roberta e eu tivemos ideias muito semelhantes e com o uso das mesmas ferramentas.

Então, decidimos então unir forças e explorar de que forma aquela ferramenta de IA poderia funcionar nos nossos contextos. Escolhemos as atividades a partir da necessidade que vimos nos nossos estudantes e nas ferramentas disponíveis.

6. O que motivou a escolha do aplicativo Read Along para potencializar a fluência leitora dos estudantes?

Roberta trabalhava com atendimento de crianças atípicas na escola regular e Iolanda, com crianças em fase de alfabetização tardia no terceiro setor. Pensamos, então, em usar o Read Along, que é uma plataforma que usa da ludicidade para fazer leitura guiada e coleta de dados educacionais.

Com os recursos do site e outros que elaboramos, conseguimos mapear o perfil dos alunos e elaborar atividades para desenvolver e aperfeiçoar fluência leitora dos nossos estudantes.

7. Que resultados vocês observaram após a implementação do Read Along nas aulas de educação básica?

Os principais resultados são o engajamento dos alunos nas leituras e a satisfação dos professores com as informações sobre o rendimento desses alunos.

8. Já tivemos alguma experiência prática em sala de aula? Como foi? Houve alguma resistência ou dificuldade inicial?

Fazia parte do nosso projeto ter experiências em sala de aula. Nosso piloto foi um sucesso! A dificuldade que encontramos foi o tempo que tivemos, que nos impossibilitou de fazer uma amostragem maior.

9. Como vocês veem o futuro da Inteligência Artificial na educação?

O futuro da IA na educação precisa ser visto com otimismo e investimento! Acreditamos que as ferramentas de IA não podem ser o fim, e sim o meio para promovermos uma educação de qualidade e que seja significativa para os estudantes.

Para isso é preciso investimento nas plataformas e principalmente na formação dos professores, para que eles entendam os potenciais dessa tecnologia e a usem com responsabilidade e tranquilidade.

10. Que conselhos vocês dariam para outros educadores interessados em integrar tecnologias emergentes em suas aulas?

Busque conhecimento e conexão com outros educadores que já fazem isso. Hoje, temos as redes sociais e canais no YouTube que nos permitem ter muito conhecimento gratuito e de muita qualidade. Esses conteúdos podem ser um pontapé para que você comece a usar tecnologias em sala. E conte conosco nessa jornada!

11. Como foi a experiência de participar do Fellowship de Inteligência Artificial do Google for Education?

Essa experiência foi enriquecedora! Desde o momento de aprovação até o voo de volta para o Brasil, cada momento foi de aprendizado, de conexão entre os colegas participantes e principalmente de esperança e otimismo.

12. Quais são os planos para o futuro com relação a este novo projeto com IA?

Iolanda: Ao longo desse ano, vou desenvolver o Programa de Alfabetização com Tecnologias Apoiadoras (PETECA), que é um programa que venho elaborando desde julho de 2024. Nele usaremos o Read Along e o que desenvolvemos no Fellowship para sequenciar as ações e ter ainda mais resultados de impacto.

Como produto final do nosso projeto, desenvolvemos um site onde compilamos todas as informações necessárias sobre o Read Along e o projeto que desenvolvemos. Todos podem acessar através do link: Potencializando Fluência leitora com IA


Referências: Entrevista, Google for Education, Read Along
Acessos em 30 de janeiro de 2025.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002