Você costuma ouvir podcasts? Eu, além de ouvir, também crio e sou convidado a participar de alguns programas. Sendo assim, no meu tocador tenho os meus preferidos: Além do Meme, American English Podcast e Resumão Diário.
Mas você já ouviu o Podcast do Jornal da Criança com a Viviane Zanardo e a Isa, filha dela? É a coisa mais fofa da podosfera. Depois disso, fiquei pensando quando a Isa crescer e parar para ouvir as conversas que ela teve com a mãe. Eu, como ouvinte, entro numa viagem durante a conversa das duas, ao mesmo tempo que vou entendendo as notícias do jornal que elas debatem.
Nesse sentido, como eu vou dar uma formação de professores para mostrar a importância do podcast na educação, listei 10 razões pelas quais um estudante deveria gravar podcasts. Que tal você, professor, planejar a criação de um podcast depois das férias do meio do ano? Depois deixe nos comentários sua experiência.
- Aproxima o estudante do gênero digital podcast.
- Insere o estudante no campo jornalístico-midiático indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Promove o protagonismo do estudante em pautas de relevância para a sociedade.
- Desperta o senso crítico do estudante diante dos temas propostos na pauta.
- Desenvolve competências, como: comunicação, criatividade e colaboração.
- Promove a aprendizagem por meio da narração.
- Estimula a aprendizagem por meio da leitura reflexiva de textos de mídia.
- Desenvolve a autoexpressão e a fluência digital do estudante.
- insere o estudante na cultura digital por meio da compreensão, utilização e criação das tecnologias que envolvem a produção do podcast.
- Permite que o estudante aprenda a argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.