Narrar histórias de estudantes que provocaram mudanças em suas escolas inspiraram outros jovens a fazerem o mesmo. Para espalhar essa ideia, as jornalistas Cinthia Rodrigues e Luciana Alvarez, com apoio da ilustradora Fernanda Ozilak, se uniram para lançar o livro “21 Histórias de estudantes que mudaram a Escola”.
Dorina Gouveia Nowill completou os estudos depois de ficar cega, Malala Yousafzai desafiou terroristas enquanto Zulaikha Patel liberou o cabelo afro na escola. Por sua vez, Elmar Ismagilov ajudou os professores a dar aulas online enquanto Alicy Neres e Liliane Araújo evitaram que alguns alunos abandonassem a escola.
Há mudanças grandes e pequenas, mas todas são sempre importantes para um determinado grupo de pessoas que vivem no ambiente escolar. Afinal, quem melhor do que os estudantes para mostrar as causas mais significativas para eles mesmos? Além disso, a participação dos alunos é um sinal do exercício da cidadania, lembrando que devemos lutar sempre por nossos direitos.
Não é a primeira vez que as autoras se unem por uma boa causa. Em 2015, as meninas lançaram o projeto Quero na Escola para saber o que os estudantes queriam aprender e ajudá-los na prática. Neste ano, elas se uniram à WWF Brasil para restaurar a natureza.
Leia este texto na editoria Meio Ambiente, publicado nesta edição. 😃
Referência: Quero na Escola
Acesso em 22 de fevereiro de 2022.