Entrevista com artista brasileira de 9 anos que irá expor no Carrousel du Louvre, em Paris
Entre um passeio de bicicleta e brincadeira com as amigas e seus cachorros, Maya Veroneze Marçal, de 9 anos, mergulha em um mundo colorido quando desenha. E a brincadeira artística acabou rendendo até um convite para expor no Carrossel do Louvre, em Paris, na França, em outubro.
Quem é a Maya?
A artista mirim vive em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Durante a pandemia, era comum Camila Bochat Veronese, mãe da Maya, estender uma toalha no gramado da casa para a filha pintar e desenhar à vontade.
Foi assim que Camila percebeu o talento de Maya e a matriculou em uma escola de artes. A partir daí, a menina aprendeu sobre história da arte e virou fã de Claude Monet, um famoso pintor francês, considerado um dos mais importantes artistas do impressionismo.
Legenda: Obra “Impressão: nascer do sol”, de Monet, deu início ao movimento Impressionista na França, no século XIX. Crédito: Monet.
“Todo mundo estava falando que as telas eram muito bonitas, então minha mãe enviou meus quadros para a empresa Vivemos Artes dar uma opinião sobre as pinturas”, explica Maya, em entrevista exclusiva para o Jornal da Criança. “Depois disso, eles me chamaram para expor no Carrousel du Louvre.”
Enquanto o grande dia não chega, Maya segue uma rotina agitada. Além da escola, Maya faz aulas de artes, francês e pratica esportes. “Por isso, a deixamos à vontade nos momentos livres e ser criança. Tem dias que ela não quer pintar e prefere assistir televisão”, conta Camila.
Além de pintar e desenhar, Maya gosta de fazer outras atividades. “Eu gosto de visitar a cachoeira, andar de bicicleta, brincar com a minha prima, minhas amigas, meus cachorros e também de ler. No momento, estou lendo Coraline, mas eu gosto de ler Anne.
E faz planos para o futuro: “Quando eu crescer, espero ser cientista e continuar pintando”.