Depois de mais de 100 anos, os pesquisadores descobriram um segredo em uma tela do pintor espanhol Pablo Picasso. Quem descobriu foi a equipe do Museu Guggenheim, em Nova York. O resultado? Um pequeno cachorro escondido debaixo de uma das mesas da cena retratada na pintura, que não pode ser visto sem a ajuda de um raio-x.
O cachorrinho achado na obra do Picasso
Quem duvidou que pudesse ter algo a mais escondido na pintura foi a conservadora de pintura do museu, Julie Barten. Ela explica que estava estudando a obra do Picasso com um microscópio e achou um lugar da tela onde as cores e texturas não batiam com o resto da obra. “Tive uma sensação muito forte de que havia algo lá embaixo”, conta a Julie.
Por isso, a pesquisadora decidiu estudar a tela mais a fundo com a ajuda de um raio-x, que mostra as camadas que estão escondidas debaixo da superfície. Aliás, essa é a mesma tecnologia que os médicos usam para examinar os nossos ossos, por exemplo.
Foi assim que os estudiosos fizeram uma descoberta inusitada e acharam o desenho de pequeno cãozinho da raça Cavalier King Charles Spaniel escondido na cena do quadro “Le Moulin de la Galette”.
Afinal, quem é o Picasso?
Vale lembrar que Pablo Picasso é um dos pintores mais famosos de todos os tempos. Ele foi um dos principais artistas do século XX e ficou famoso por ser um dos fundadores do movimento cubista. Os artistas cubistas chamaram atenção das pessoas pelas suas obras com muitas formas geométricas e colagens, que era diferente do estilo da sua época.
Referências: g1, O Globo, Brasil Escola
Acesso em 22 de maio de 2023.