A história conta que o Carnaval acontece desde a Grécia Antiga, nos tempos dos deuses da natureza, há mais de mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Com o passar do tempo, a festa foi mudando.
- Em 1094, na Europa, o famoso Baile de Máscaras, no Carnaval de Veneza, na Itália, reunia a nobreza.
- Depois de 1500, os portugueses trouxeram o Carnaval para o Brasil e os escravos africanos adaptaram a festa com as características da cultura deles, durante a colonização.
- Em 1930, as marchinhas carnavalescas faziam muito sucesso no Brasil, nas vozes de Chiquinha Gonzaga e Carmem Miranda.
E por falar nelas, o JC descobriu vários concursos de marchinhas! Por exemplo, em São Roque (SP), acontecerá o 1º festival. Já em Pindamonhangaba (SP) terá a 17º edição do concurso. O concurso de marchinhas também está nas cidades: Guaratinguetá, Ubatuba, Socorro, São Luiz do Paraitinga e Lagoinha, mas também encontramos festivais semelhantes pelo Nordeste brasileiro.O JC entrou neste embalo e criou a marchinha do Mike, a mascote do JC:
(Refrão)
No JC a festa vai começar, Com Mike a animação só vai aumentar, Cachorrinho esperto, no carnaval a brilhar. (1ª Estrofe)O Mike chegou para alegrar, Com patinhas a dançar e o rabo a balançar, No Carnaval do JC, a notícia vai começar.(2ª Estrofe)
No Jornal da Criança e Jovens, a folia vai começar! Levanta do sofá e vai sambar, Com o Mike no comando, ninguém vai parar.Curiosidade: A festa de quatro dias acaba na Quarta-Feira de Cinzas, logo depois do fim da folia. A partir dessa data começa a Quaresma, ou seja, os quarenta dias antes de chegar a Páscoa, data que Jesus foi crucificado. Por isso, muitos cristãos e católicos fazem o sacrifício e deixam de consumir o que mais gostam. Como, por exemplo, comer carne, doces e bebidas.
Aliás, a palavra Carnaval vem do latim carnis levale que significa “retirar a carne”.
Referências : Escola Kids, Brasil Escola
Acesso em 12 de janeiro de 2024.