Encerrando as comemorações do carnaval brasileiro, o JC apresenta a folia com a escola de samba Unidos do Viradouro, vencedora do carnaval do Rio de Janeiro.
O desfile aconteceu na famosa avenida Marquês de Sapucaí conhecida por ser a passarela de muitos carnavais cariocas.Além das fantasias, danças e técnica da bateria, um dos aspectos mais importantes para classificar uma escola carnavalesca é o samba-enredo.
Afinal, o que é um samba-enredo?
Primeiramente, a palavra samba-enredo é composta pelas palavras: “samba” e “enredo”.
- Samba: O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, enquanto os afro-brasileiros batucavam nas rodas de samba durante os momentos de lazer.
- Enredo: Significa narrar uma história ou trama. Com relação ao carnaval, a escola de samba escolhe um enredo para apresentar no desfile, podendo ser temas sobre a história, cultura, questões sociais, mitológicos e até políticos.
O samba-enredo da Unidos do Viradouro em 2024
Poderosas mulheres guerreiras e as famosas serpentes africanas fizeram parte do desfile da campeã do Rio. O enredo “Arroboboi, Dangbé” pedia proteção à grande cobra. Aliás, Dangbé é uma cobra típica do noroeste africano. Além disso, a escola também mostrou as crenças voduns dos povos africanos e a força das mulheres da Costa da Mina, uma poderosa irmandade de guerreiras.
Voduns é uma religião da África Ocidental e também do Haiti. Quem trouxe ao Brasil foram os escravos durante o período de colonização. Durante os rituais do Voduns tem muita música, dança e comida enquanto adoram os antepassados, ou seja, as pessoas que já viveram há muito tempo.
Referências: g1, Folha de S. Paulo, Portal Conteúdo Aberto
Acessos em 15 de fevereiro de 2024.
