No dia 6 de abril, um dos maiores nomes da literatura infantil no Brasil nos deixou. O desenhista, jornalista e cartunista Ziraldo morreu aos 91 anos, em seu apartamento no Rio de Janeiro. O Ziraldo criou personagens que são famosos até hoje entre as crianças, como o Menino Maluquinho e a Turma do Pererê.
O Ziraldo Alves Pinto, conhecido como Ziraldo, nasceu em 1932 na cidade de Caratinga, no interior de Minas Gerais. Quando ele tinha apenas 6 anos, o Jornal Folha de Minas publicou um dos seus desenhos, o primeiro de muitos ao longo da sua carreira.
Depois disso, nos anos 1960, criou a primeira revista em quadrinhos brasileira, a Turma do Pererê. No entanto, a grande obra do Ziraldo foi o Menino Maluquinho, criada na década de 1980. Para se ter uma ideia, o Ziraldo vendeu mais de 10 milhões de exemplares dos seus livros, que foram traduzidos para vários outros idiomas.
Aliás, o Ziraldo também tinha muita história para contar sobre os casos da carreira dele como cartunista e jornalista. Por exemplo, ele criou de graça a identidade visual e o mascote do estádio do Mineirinho, em 1980.
Além disso, ele também foi um dos principais opositores da ditadura militar no Brasil e foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, nos anos 1960. Naquela época, o Ziraldo publicava charges e caricaturas combatendo a ditadura e lutando pela democracia. Por causa disso, chegou até a ser preso.
Outro grande nome da literatura infantil no Brasil, o Mauricio de Sousa publicou uma homenagem ao amigo onde conta sobre o impacto do trabalho do colega.
“Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão. Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre aqui em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos, de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo!”, escreveu o Mauricio de Sousa em uma publicação em rede social.
Dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista
Enfim, o velório do Ziraldo, que era jornalista de formação, aconteceu no dia 7 de abril. Vale lembrar que nesta data é comemorado o Dia do Jornalista no Brasil.
A escolha da data é uma homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, que foi morto por inimigos políticos em 1830.
Referências: g1, Jornal Nerd, CNN Brasil, Agência Brasil, Brasil Escola
Acessos em 8 de abril de 2024.