Desde 2023, a Microsoft vem expandindo sua oferta de recursos de Inteligência Artificial generativa em todas as suas ferramentas e soluções para democratizar seu uso, ampliar a produtividade e a alavancar a criatividade das pessoas. E para entender melhor sobre essa proposta na educação de ensino e aprendizagem, o Jornal da Criança e Jovens convidou para uma conversa Vera Lucia Cabral Costa, diretora de educação da Microsoft.
A experiência de um jornalista mirim
Primeiramente, nossa equipe de produção alinhou a pauta com a Vera e elaborou algumas perguntas sobre o tema para entender mais sobre a inteligência artificial nas escolas. Mas quem entrevistou para o canal do JC no YouTube foi Alexandre Evaristo, de 14 anos, que faz parte do Programa Imprensa Jovem da EMEF Vinícius de Moraes!
Percebemos que ele merecia este protagonismo ao demonstrar interesse em entrevistar sobre IA. Com a autorização de sua mãe e apoio da professora Samanta, o JC realizou este aprendizado com o jovem.
Antes da entrevista, Alexandre estava um pouco ansioso. Afinal, nem todos os estudantes têm a oportunidade de entrevistar a Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft, não é mesmo?
Aliás, nem a Vera sabia que seria entrevistada por um jovem e sua reação foi muito positiva!
Assim, compartilhando conhecimento, todos aprendem!
As iniciativas de inteligência artificial da Microsoft para a educação no Brasil
Na entrevista, a Vera explicou sobre o Microsoft 365 Education. Esse é um pacote educacional gratuito, com ferramentas diversas que trabalham setores como a leitura, matérias de exatas e de bem-estar sócio emocional.
Além disso, permite também que os alunos colaborem em projetos, criem conteúdo de forma mais eficiente e acessem recursos educacionais de qualquer lugar e a qualquer momento.
“O Office 365 Education oferece ferramentas importantíssimas para que todas as pessoas possam aprender. Além disso, faz com que cada vez mais o ambiente escolar seja um lugar inclusivo, que garanta aprendizagem e bem-estar a todos”, explica a Vera.
O pacote está liberado para toda rede de ensino de forma gratuita. Para ter acesso, basta a escola se habilitar no site da empresa nesse link.
Aliás, Vera também nos conta sobre um dos atuais destaques da Microsoft: o Copilot. Trata-se de um recurso de IA que permite um relacionamento direto com as demais ferramentas e possibilita o uso da IA generativa a favor de professores e estudantes.
A questão da acessibilidade no ensino
Todas as soluções compartilhadas pela Vera são pautadas pelo princípio de acessibilidade, para inclusão de alunos com deficiências, com o objetivo de incluir todas as pessoas.
“Todas as nossas ferramentas são acessíveis desde que elas foram criadas. A Microsoft possui um conjunto, chamado de leitor imersivo, que trabalha com várias deficiências, por exemplo, a visual.
Para pessoas com dificuldade de foco, há o serviço de destaque das legendas para alguma linha ou palavra, opção de alteração do espaçamento; assim como transformar texto em voz e vice-versa”.
Estas ferramentas estão inclusas em todos os programas gratuitos para a rede de ensino no Brasil!
O impacto da inteligência artificial nas escolas
Sobre o debate a respeito do uso da inteligência artificial nas escolas como uma ferramenta que desumaniza o ensino, Vera compartilha que as tecnologias, na concepção da Microsoft, ajudam as pessoas a trabalhar as questões éticas, de justiça, equidade, de segurança e de pluralidade.
Por isso, as soluções trabalham na perspectiva de ajudar o que a educação tem de mais importante: a relação entre pessoas.
“A tecnologia não faz a educação, o que faz a educação são as pessoas. São os professores, os estudantes, as famílias e a sociedade. A tecnologia está aí pra ajudar a gente a fazer melhor”.
Por fim, a diretora finaliza com a dica para todos os estudantes que buscam de ferramentas IA para facilitar seu aprendizado.
“A primeira coisa é os jovens pedirem para terem acesso a estas ferramentas gratuitas nas escolas. Vocês, estudantes, têm esse direito.
Eu não acho que a escola é feita de iniciativa só dos professores; todos da escola têm que ter iniciativa para fazer a escola ser melhor e os estudantes podem ajudar a fazer também”.
Depoimento de um jovem estudante realizado
A entrevista com Vera Cabral foi muito esclarecedora e também motivadora para o jovem Alexandre.
Enfim, o estudante nos contou em um breve depoimento como foi sua experiência como repórter mirim do JC por um dia.
“No evento Bett Educar Brasil em 2024, fui convidado para entrevistar Vera Cabral, diretora educacional da Microsoft. Não tenho palavras para descrever a honra que senti naquele dia.
Foi uma entrevista leve e divertida em que recebi diversos conhecimentos, tanto de como é um trabalho de jornalista quanto das propostas educacionais apresentadas pela Vera.
Gostaria muito que cada adolescente tivesse uma experiência assim, pois foi muito gratificante para mim estar lá, como parceiro do Jornal da Criança, entrevistando alguém de extrema importância.
Gostaria de agradecer ao JC por essa oportunidade esplêndida. Tenho certeza que nunca irei esquecer desse acontecimento!”.
A educação midiática promove o senso crítico e capacita o indivíduo a criar mídia de forma responsável, ética e criativa.
Referências: Entrevista, Microsoft 365 Education
Acesso em 22 de maio de 2024.