02/07/2024

Inteligência Artificial na Educação: Capacitação de Educadores e Contexto Brasileiro

Inteligência Artificial na Educação: Capacitação de Educadores e Contexto Brasileiro

Em um conteúdo exclusivo para a Coluna do Educador do JC, a educadora Andreza Lopes compartilha sobre a importância da Inteligência Artificial na Educação. Além disso, conta também sobre como capacitar os educadores e o impacto da nova tecnologia no contexto brasileiro.

O impacto da Inteligência Artificial na Educação

Na Bett Brasil, ficou evidente que a interseção entre educação, tecnologia e inovação é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e que a escola deve emergencialmente acompanhar esse movimento. A Inteligência Artificial IA ganha cada vez mais espaço nesse cenário, e sua presença está cada vez mais marcante.

A IA é um ramo da ciência da computação que pesquisa algoritmos e sistemas capazes de simular processos cognitivos humanos. Por isso, esses sistemas podem aprender com dados e tomar decisões. São capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecimento de padrões, tomada de decisões e processamento de linguagem natural, por exemplo. A presença da IA em nosso cotidiano se manifesta em diversas aplicações, como sistemas de recomendação de filmes personalizados, reconhecimento de voz e análises preditivas.

Na área educacional, a IA apresenta oportunidades significativas para aprimorar, com assertividade, o processo de ensino-aprendizagem. Aliás, projetos de pesquisas pioneiras utilizando IA e educação vem sendo desenvolvidas com objetivos não apenas de ressignificar as práticas pedagógicas, mas também investigar a ferramenta como poderoso recurso de inclusão escolar. Esse foi o tema que palestrei no primeiro dia no palco da Bett Talks.

Fato é que pensar em educação com IA é desafiador, pois transforma a realidade e muda comportamentos. É um convite a avaliar e reorganizar as abordagens pedagógicas existentes. Assim, nos convoca a considerar profundamente as implicações relacionadas a essas transformações, sobretudo em questões éticas e sociais.

Usando a IA no contexto escolar

No contexto escolar, é muito importante e urgente que os educadores se adaptem às novas tecnologias e metodologias, preparando-se para integrar a IA de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. Para isso, é emergencial, considerando a diferença da velocidade como a tecnologia e inovação avançam em comparação ao nível de preparação e plano de formação continuada pedagógica para professores em tecnologia e afins.

Para que os educadores estejam preparados para lidar com os avanços da IA na educação, é fundamental que adquiram as competências digitais relacionadas à tecnologia. Isso inclui uma série de habilidades. Como, por exemplo, desde as soft skills até o desenvolvimento de habilidades em pensamento computacional, programação, análise de dados educacionais, ética digital e uso responsável de ferramentas de IA.

Os educadores precisam estar aptos a integrar a IA de forma eficaz no ensino. Desta forma, personalizando a aprendizagem, automatizando tarefas administrativas e promovendo a inovação pedagógica. Isso sem deixar de lado as competências das inteligências emocionais que também devem ser foco em sala de aula.

Como a inteligência natural e a artificial podem colaborar?

A colaboração entre tecnologia e habilidades humanas, a chamada inteligência natural (IN), é fundamental para alcançar resultados positivos e preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico, sem deixar de lado a importância dos relacionamentos humanos.

É preciso mencionar que no contexto educacional brasileiro, os avanços da IA apresentam muitos desafios. Isso se dá por conta da diversidade socioeconômica do país, as desigualdades de acesso à tecnologia e exponencialmente, a própria questão envolvendo formação e capacitação de professores e educadores.

Por isso, a integração da IA nas escolas brasileiras requer políticas públicas que incentivem um currículo apropriado as TIC (Tecnologias, Informação e Comunicação) para contemplar a formação e capacitação continuada dos profissionais da educação.

Aliás, é importante lembrar que as competências digitais não são estáticas. Elas evoluem à medida que a tecnologia avança. Portanto, é importante estar disposto a aprender continuamente e se adaptar a novas ferramentas e tendências. Investimentos em infraestrutura tecnológica e parcerias, incluindo com o setor privado, podem garantir uma implementação equitativa e inclusiva da tecnologia, sobretudo em modelos que tragam o foco de pesquisas na área.

A importância de capacitar os educadores

É fundamental pensar em planos emergenciais para a capacitação em IA e competência digitais para professores e educadores em ação, para garantir uma educação de qualidade e alinhada com as demandas do século XXI.

Por exemplo, a formação continuada dos profissionais da educação, aliada a políticas educacionais inclusivas e investimentos em tecnologia, são fundamentais para preparar as escolas brasileiras para a era da IA. Assim, podemos promover uma educação inovadora, equitativa e personalizada para o aluno e o grupo de relações.

Educar na era da IA significa preparar os alunos para compreender e utilizar essas tecnologias de forma crítica e ética, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas complexos, colaboração e pensamento crítico. Também precisamos trazer a IA para o campo da criatividade, usá-la como instrumento para essa inteligência e habilidade humana, também recurso de expressão, comunicação e ideias inovativas.

A relação entre inteligência artificial e educação é um tema em constante debate. Seja como for, a IA está revolucionando e traz um novo capítulo na história da educação. Dessa maneira, abre novas perspectivas para questionamentos sobre a maneira como a escola vem desempenhando seu papel atualmente, sobretudo no cenário sociocultural com a colaboração entre humanos e IA.


Referências: Andreza Lopes, Brasil Escola

Acessos em 30 de junho de 2024.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002