Tudo começou com uma revista anual para divulgar os projetos realizados pela escola ao longo daquele período. Mas, com a parceria entre alunos e professores, o conteúdo que era apenas escrito se tornou também audiovisual. Então, ao longo das ações do G20 no Rio de Janeiro, os jovens jornalistas puderam ter seu trabalho reconhecido por líderes globais.
O JC, Jornal da Criança e Jovens esteve presente no Encontro Internacional de Educação Midiática, no Rio de Janeiro, e conversou com a professora Renata Ribeiro, que contou um pouco mais dessa história inspiradora.
Um projeto de oficina de jornalismo na escola
“Eu sou Renata Ribeiro, sou professora de Geografia da rede municipal do Rio de Janeiro há quatorze anos, sendo doze na mesma escola, a Escola Municipal Nicarágua, em Realengo, na Zona Oeste da Cidade. O nosso projeto, na parte de mídia e educação, é uma revista eletrônica anual.
Primeiramente, tudo começou com a ideia de promover as atividades promovidas na escola com os alunos ao longo do ano em matérias escritas em parceria com os professores. Aliás, assim como as revistas científicas fazem. Por isso, os artigos são todos colaborações dos alunos com um professor orientador.
Só que a Revista Nicarágua em Ação cresceu tanto com a divulgação das ações escolares para a comunidade que a gente resolveu abrir uma Web TV. Então, hoje nós temos os nossos jornalistas estudantis fazendo matérias também em audiovisual.
Recentemente, as nossas jornalistas do 8º ano puderam participar do W20, que é um evento de empoderamento de mulheres. Além disso, do resultado da cobertura, conseguimos emplacar duas matérias no site oficial do G20.
Nós temos também uma história em quadrinhos sobre o olhar de um aluno a respeito de uma reunião do G20 com a temática de impactos ambientais. E esse quadrinho também está publicado no site oficial. Por isso, posso dizer que o nosso trabalho ganhou o mundo! E essa projeção mundial deixa a gente muito feliz e orgulhoso”, compartilha a Renata.
A importância de estimular os talentos dos alunos
“É muito gratificante saber que estamos dentro de sala de aula com multitalentos. Às vezes, com a correria do dia a dia, das competências que precisamos atingir em sala de aula, muitos desses talentos passam desapercebidos.
Poder ter o olhar diferenciado e perceber o quão talentosos eles são, que podem atuar em diferentes frentes de produção de texto, de edição de vídeo, de apresentação de um telejornal, isso traz um retorno no comprometimento desses jovens.
É o protagonismo na prática. E não deixa de ser um trabalho com o projeto de vida dessas crianças, o que eles vão querer para o futuro, isso é muito importante”, finaliza a Renata.
E você, já pensou em produzir uma oficina de jornalismo com os seus alunos? Para se inspirar e conhecer o projeto de perto, acompanhe o perfil no Instagram 30
Referências: Entrevista, W20 Brasil
Acessos em 20 de julho de 2024.