30/08/2024

O Braço Mágico de Roseana Murray

O Braço Mágico de Roseana Murray

A autora do “Colo de Avó”, livro que marcou a infância de muitos leitores, lançou recentemente outra história envolvente que se chama “O Braço Mágico”, inspirado em um momento difícil da vida dela. Em uma conversa cheia de metáforas, Roseana Murray contou ao JC sobre o ataque que sofreu de três cães da raça Pitbull e também sobre avós, netos, lembranças e emoções.

Transformar a dor em poesia é um dos talentos da autora Roseana Murray. Suas doces palavras e olhar profundo durante a nossa conversa transbordavam leveza e poesia. Assim, mergulhamos no mundo fantástico da autora e ouvimos atentamente como o braço dela se tornou mágico.

Em abril de 2024, a autora perdeu o braço direito e a orelha após ataque de três cachorros da raça PitBull. O amor da família, em especial a dos netos Gabriela Keiko Takahagui Murray, de 10 anos, e Luis Murray Sanchèz, de 15 anos, serviu como “remédio” para transformar a dor em esperança e poesia. Sem habilidade para escrever com a mão esquerda, Roseane começou o esboço da história digitando nas anotações do celular.

As visitas dos netos enquanto estava internada no hospital ficaram gravadas na memória da autora.  “Era grande demais aquele momento para eles, ficavam sentados ao meu lado, muitas vezes em silêncio”, lembra-se Roseana. Foi este amor puro que a ajudou a se levantar, como uma Fênix que renasce das cinzas.

“Todos nós temos uma força interna, só é preciso descobri-la para sobreviver e viver. Eu aciono a força interna através da literatura”.

O colo dos netos

“Precisava colocar meus netos na história para encontrar o tom que queria falar”, diz a autora. Assim criou a personagem: uma  avó de 73 anos com cabelos vermelhos, assim como os dela. Na capa do livro, Roseana está com os netos, Gabriela e Luis, enquanto seu braço mágico aponta para uma Fênix voando no céu.

Outro livro que lembra sobre a relação entre netos e avós é o “O Colo de Avó”, um dos preferidos da autora. Roseana Murray abriu um sorriso gigante enquanto descrevia a avó dela: uma senhora polonesa, judia que falava iídiche.

O iídiche é uma língua que surgiu por volta dos séculos X e XI, perto da fronteira entre França e Alemanha. É uma mistura de várias línguas, incluindo o hebraico, dialetos do alemão medieval e línguas eslavas.

“Sempre coberta com xale na cabeça e rezando, minha avó era quieta. No entanto, tinha uma maneira bela de acolher: fazia biscoitinhos de nata, uma delícia. Quando eu tinha 17 anos, fiquei doente e ela ia me visitar todos os dias. Passava horas sentada ao meu lado, em silêncio”, recorda-se Roseana sobre como era o “colo” da avó dela.

Hoje, Roseana Murray continua a transformar suas experiências em histórias que tocam o coração de seus leitores. Assim como ela diz: “E que cada um pesque nas metáforas a mensagem que quiser.”

 


Referências: Agência Brasil, O Globo, Super Interessante
Acesso em 14 de agosto de 2024.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002