O feriado mais importante da China começou no dia 29 de janeiro. A data marca o início do Ano Novo Chinês, quando milhões de pessoas viajam para ver suas famílias e celebram o início de um novo ciclo. Segundo a tradição, 2025 é o ano da serpente, animal que está associado à inteligência, transformação e prosperidade.
Mas afinal, por que o Ano Novo Chinês não acontece em dezembro?
Diferentemente do Ano Novo ocidental, que é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro, o Ano Novo Chinês tem como referência a lua. Por isso, o final do ano só acontece quando finalizam 12 ciclos completos da Lua.
Então, a data de virada do ano na China e alguns outros países asiáticos varia conforme esses ciclos, e é também chamado de Ano Novo Lunar. Enquanto, nos países ocidentais, o Ano Novo acontece a cada 365 dias.
Além disso, outra diferença é que cada ano no calendário chinês têm o seu próprio signo segundo o zodíaco chinês. Agora, 2025 é considerado o ano da serpente, um dos 12 animais do zodíaco. Na cultura chinesa, as pessoas consideram a serpente como um símbolo de sabedoria, mistério e transformação.
Quanto tempo duram as comemorações do Ano Novo Chinês?
Outra diferença para o Ano Novo oriental é que as comemorações do Ano Novo Chinês podem durar até 15 dias, dependendo da região do país. Por isso, as grandes cidades chineses costumam ficar vazias essa época do ano, já que as pessoas visitam suas famílias que moram no interior do país.
Além disso, as culturas orientais aproveitam esse momento de renovação para visitar templos e pedir proteções e prosperidade para o novo ano.
Referências: g1, Terra, Folha de S. Paulo
Acesso em 31 de janeiro de 2025.