Um jeito diferente de ver, sentir e viver a vida pode ser o mesmo que descobrir um novo mundo dentro do planeta Terra. Com um olhar atento às diferenças, as escolas de Vinhedo vão receber os artistas com deficiência do grupão de Campo Limpo (SP).
Eles vão apresentar o show “Na roça com o Grupão”, cheio de histórias e personagens como a Cuca e a Narizinho.Tudo isso acontece com a ajuda da empresa alemã thyssenkrupp, que apoia a arte com suas oficinas culturais
Desde 2008, o grupo formado por 15 pessoas com deficiência vem criando peças de teatro e músicas para levar o público até o mundo deles. Afinal, aquele colega que fala com as mãos, anda com a ajuda de uma cadeira ou aprende de um jeito próprio tem um coração como o de qualquer pessoa. Certamente, pronto para rir, brincar, confiar e criar lembranças incríveis.
E neste clima de união e inclusão, uma jovem pianista autista, Alessandra Kelly Garcia, vai tocar em um espetáculo envolvente para os estudantes vinhedenses, inspirando-os com mensagens de empatia.
“Empatia é quando nos colocamos no lugar do colega e imaginamos o que ele poderia pensar ou sentir. Assim, podemos ser mais gentis, cuidadosos e fazer o outro se sentir melhor!”
Essa apresentação faz parte das comemorações pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla celebrada em agosto. Além disso, as escolas também terão rodas de conversa, brincadeiras, oficinas e vivências. A ideia é incentivar o respeito e a empatia com as pessoas diferentes.
Referência: Grupão
Acesso em 05 de julho de 2025.