Toda nova edição do Jornal JC nasce com um propósito: provocar reflexão, despertar curiosidade e ampliar o olhar dos estudantes sobre o mundo que os cerca. Mais do que um material didático complementar, o JC é uma experiência de aprendizagem viva, construída a partir do diálogo entre jornalismo, educação e realidade.
Conheça a edição nº 60 do Jornal JC
A edição número 60 é um exemplo disso. Inspirada pela COP30, que acontece em Belém do Pará, ela convida professores e alunos a pensarem sobre o planeta e o futuro que estamos construindo.
Abrimos as páginas com um exercício de imaginação e história. Um artigo ambientado em 1925, em que o autor descreve seus desejos para o ano novo que se aproximava: mais luz, mais conforto, mais modernidade. Cem anos depois, em 2025, revisitamos esse sonho e nos perguntamos: o quanto o progresso também nos trouxe desafios ambientais e sociais?
Essa reflexão se conecta diretamente aos temas que permeiam toda a edição. O impacto das mudanças climáticas, o papel dos países na preservação das florestas, as soluções inovadoras em energia limpa e iniciativas sustentáveis. Como, por exemplo, as geladeiras movidas a energia solar que transformam a realidade de famílias sem eletricidade.
Mas o Jornal JC vai além da leitura. Ele estimula o protagonismo estudantil. Por isso, nesta edição trazemos os estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio, participantes do projeto MídiaCOP, foram treinados por jornalistas e professores para atuarem como repórteres na cobertura da COP30.
Ver o olhar desses jovens sobre temas globais é enxergar a educação em movimento — crítica, participativa e conectada ao seu tempo.
Além disso, outro destaque é a entrevista com Caíque, o ator mirim do filme Mensagem de Jequi, que será exibido na conferência. Morador de um quilombo no Vale do Jequitinhonha, Caíque e seu pai compartilham experiências de vida e saberes que mostram a força das comunidades tradicionais e a importância de ouvir suas vozes.
E para encerrar, o Curupira, personagem do folclore brasileiro e símbolo da preservação, nos lembra que proteger o meio ambiente também é preservar nossas origens e nossa cultura.
Formando leitores críticos e cidadãos conscientes
Planejamos cada edição do Jornal JC com o compromisso de aproximar o conhecimento da vivência. De levar a pauta do mundo para dentro da sala de aula e as descobertas da sala de aula para o mundo.
Porque formar leitores críticos é também formar cidadãos conscientes. Então, tudo isso começa com o olhar atento e inspirador de quem conduz esse processo: você, educador.
E você, como tem trabalhado o JC em sua escola?
Conte nos comentários como sua turma refletiu sobre a COP30 ou sobre as transformações dos últimos 100 anos. Vamos seguir juntos inspirando novas gerações de leitores, pensadores e protagonistas!











