Pesquisa do Instituto Pró-Livro mostra que os alunos entre 5 e 10 anos estão lendo mais no Brasil. Em mais de 200 cidades brasileiras, 71% das crianças têm o hábito da leitura.
Engana-se quem pensa que é mais fácil encontrar um celular nas mãos das crianças do que um livro. Pelo menos é o que mostra a pesquisa do Instituto Pró-livro. No entanto, os jovens entre 14 e 24 anos estão lendo bem menos nos últimos quatro anos. Isto porque a maioria prefere a tecnologia. Para os maiores, os jogos eletrônicos e os canais de Youtubers são mais divertidos do que ler uma história, porque não precisa se esforçar para entender. O problema é que a gente aprende muito mais através dos livros de histórias do que pelo celular, TV ou computador.
Palavras difíceis
A história começou legal e, de repente, aparece uma palavra esquisita. Continuamos lendo e aparece outra pior ainda e daí não entendemos mais nada! É um terror quando isso acontece, principalmente quando é um livro que a escola pediu para ler e vai ter prova sobre o assunto. Dessa forma, não é melhor aprender a gostar de ler e descobrir um jeito diferente de se divertir? Afinal, quando os avós e bisavós eram crianças, os livros eram uma boa diversão e a gente pode aprender a gostar deles também!
Dicas para gostar de ler
Em primeiro lugar, pesquise bastante até encontrar o livro que desperte a curiosidade. Se der preguiça porque encontrou na primeira página algumas palavras difíceis, a dica é anotar com lápis o significado delas. O segredo é ler de novo a mesma página, mas usando as palavras que foram anotadas no canto da folha. Para ajudar, o Jornal da Criança indica alguns livros legais para aprender a gostar de ler! Afinal, em 29 de outubro é comemorado o Dia do Livro.
Quer aprender a gostar de ler? O JC indica alguns livros para imaginar e se divertir
Uma Oficina Animal
Autora Iraê Martins, editora Duna Dueto
Uma criança que imagina uma oficina cheia de animais, um verdadeiro zoológico. Aos poucos, vai percebendo que os animais que o avô tem em sua oficina são na verdade suas ferramentas ou utensílios de trabalho.
O Elefante e a Bolinha de Sabão
Autor Manuel Filho, editora Cortez
Pode um elefante viajar dentro de uma bolinha de sabão e conhecer o mundo? Embarque nessa aventura que mistura realidade e fantasia, ao lado de um animal pesado e de coração leve.
Filhos da Mata
Autor Hilton Mercadante, editora Duna Dueto.
Neste livro, o autor mostra que as figuras do folclore brasileiro são como os duendes, aqueles homenzinhos orelhudos da cultura dos países localizados ao norte da Europa.
Tempo de Voo
Autor Bartolomeu Campos de Queirós, editora Global
Esta história fascinante conta sobre um homem e um menino que conversam sobre a passagem do tempo, seus mistérios, os sonhos, a fantasia e a realidade.
A Leoa e o Impala – uma história de adoção
Autor Adriano Messias, editora Duna Dueto
Vamos entrar nas Savanas da África e conhecer a história de uma leoa que adota um Impala. Na verdade, a leoa estava caçando para comer, mas ficou com pena de atacar o filhote indefeso. Sem dúvidas, duas espécies diferentes vivendo juntas dá uma história recheada de desafios e conquistas. Enfim, o autor mostra neste livro que o amor entre uma mãe e o filho também existe no reino animal.
Fontes: G1, Agência Brasil, Duna Dueto, Cortez e Global.
Acessos em 28 de setembro de 2020.
Crédito da imagem de capa: Pixabay