Para comemorar o Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o Jornal da Criança fala sobre a importância do profissional que leva a informação as pessoas. Afinal, sem os jornalistas, como seria possível combater as fake news ou ficar sabendo das novidades do mundo inteiro?
Para responder essa pergunta, nós consultamos o ChatGPT, um robô muito inteligente, se os robôs vão substituir os jornalistas.
Afinal, para que serve o Dia do Jornalista?
Em primeiro lugar, é importante saber que o Dia do Jornalismo marca a fundação da Associação Brasileira de Imprensa, a ABI. Tudo começou em 7 de abril de 1908. Isso porque, naquela época, era perigoso ser jornalista e publicar alguma notícia que era contra o governo ou outros grupos com muito poder.
Então, essa data serve também para lembrar que os jornalistas fazem um trabalho muito importante na sociedade que vai além de divulgar as notícias.
A inteligência artificial pode substituir o jornalismo?
Enfim, para confirmar de uma vez por todas a importância do jornalismo, perguntamos para o ChatGPT se a inteligência dos robôs poderia substituir o jornalismo. Ou seja, se o jornalismo deixaria de existir.
A resposta dele foi que não, pois embora possa as inteligências artificiais possam fornecer informações em tempo real, elas não têm a capacidade do jornalista de analisar criticamente os eventos.
Por exemplo, o ChatGPT não consegue diferenciar fake news das notícias de verdade. Além disso, ele também não consegue entrevistar as pessoas e descobrir diferentes pontos de vista sobre um mesmo acontecimento, o que é importante para entender um evento importante.
Enfim, nesse Dia do Jornalista é importante lembrar também de ouvir as crianças, saber o que pensam e a opinião deles sobre diversos temas, assim como faz o Jornal da Criança! Assim, elas se tornam adultos mais críticos e preparados para o mundo.
Referências: ChatGPT, Exame
Acessos em 10 de abril de 2023.