21/11/2022

Colégio debate racismo e desigualdade

Coletivo Racial CRB no Colégio Anglo

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Jornal da Criança conta a experiência de um colégio de São Paulo que criou um grupo com seus alunos para discutir o racismo e a desigualdade. Enfim, a experiência foi um sucesso e chegou além da sala de aula, com a criação do Coletivo Racial CRB.

O que é o Dia da Consciência Negra?

Em primeiro lugar, em 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra em homenagem ao Zumbi de Palmares. O Zumbi foi uma figura muito importante para os escravos daquela época e líder do Quilombo dos Palmares. Vale lembrar que essa comunidade começou em 1597, quando os escravos que trabalhavam nas plantações estados de Alagoas e Pernambuco fugiam para viver em liberdade.

Enfim, a data é importante para lembrar que todos são iguais, não importa a cor da pele ou tipo dos cabelos. Aliás, não gostar de alguém por causa da cor da pele é racismo.

Grupo na escola para discutir o racismo e desigualdade

Então, para discutir o tema do racismo, o Colégio Rio Branco, em São Paulo, teve a ideia de começar um grupo com os alunos. Com o apoio dos professores e educadores, 6 alunos negros montaram o Coletivo Racial CRB para debater a intolerância dentro e fora da escola.

O aluno Pietro da Cunha, do 9º ano do Ensino Fundamental, foi um dos fundadores do grupo. Para ele, o Coletivo mostra que  “nós, jovens, com um mundo inteiro para descobrir, temos um lugar de fala e podemos nos expressar de diversas maneiras”.

Assim, os alunos começaram a conversar sobre situações do dia a dia dentro e fora da escola. Por isso, eles perceberam que a falta de informação sobre esse assunto pode levar algumas pessoas a terem comportamentos de discriminação com os outros.

Hoje em dia, o grupo conta também com a participação de alunos brancos. A Beatriz Sardinha, aluna da 2º série do Ensino Médio, e explica que a ideia não é ensinar sobre o racismo, mas sim mostrar como isso ainda acontece em várias situações do dia a dia.

Sem dúvidas, esse é um passo necessário para construir um futuro onde todas as pessoas sejam tratadas com respeito!

 


Referências: Mira Comunicação, Colégio Rio Branco, Brasil Escola
Acessos em 17 de novembro de 2022.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002