15/12/2022

Dê uma mão para o amigo entrar no mundo imaginário

Aprendendo a gostar de ler

Aproveitando o tempo livre nas férias, que tal visitar um mundo imaginário e ainda aprender a falar, escrever e ler melhor? Quem dá a dica são os alunos do Colégio Anglo da Chácara Santo Antônio, Lavínia Pavan Guimarães e João Pedro Nunes Couto.

Certamente, o leitor já deve ter ouvido o professor falar que o hábito de ler é super importante para o desenvolvimento da fala. Aliás, existem diversas pesquisas científicas comprovando que ler faz bem. Recentemente, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e a Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm/Comissão de Energia Atômica e de Energias) comprovam que a leitura faz bem até para o cérebro.

Afinal, qual é o segredo para gostar de ler?

Certamente, o leitor que adora games e filmes poderá precisar de um incentivo a mais para mergulhar nas páginas de um livro. A coordenadora Solange Salzo, do Colégio Anglo, nos apresenta três dicas para ter vontade de ler um livro. Ela usa estas técnicas para incentivar os alunos dela.

  1.  Ler a quarta capa
Primeiramente, quarta capa, ou contracapa, que é a parte de trás do livro. Nesta parte, o leitor encontra a sinopse da história, ou seja, um breve resumo sobre a história para despertar a curiosidade do leitor.
  1.  Indicação de um colega
Comentar sobre uma personagem específica ou sobre como terminou uma história é um ótimo jeito para incentivar a leitura para o colega. 
  1.  Descrição das aventuras da personagem principal
Descrever as aventuras da personagem principal de uma narrativa desperta a criatividade e abre as portas para o incrível universo lúdico.
 

Foi assim que os alunos Lavínia, do 4º ano, e o João Pedro, do 5º ano, aprenderam a gostar de ler. Agora, confira as dicas deles  para imaginar, se divertir e aprender através das histórias. 

Aluno:  João Pedro Nunes Couto
Livros: Diário de um Banana e Alice no País das Maravilhas

“Eu gosto do Diário de um Banana porque ele tem muita aventura e conta a história de vida dele. Tem vários livros e vários capítulos. Isso é muito legal! Conta a história de vida na escola e em casa. Quando ele perde um amigo e reencontra… isso tudo acontece na vida real, por isso que eu gosto. Um que eu gostei bastante foi Diário de um Banana – Dias de Cão, porque ele passou outro ano com dificuldades com o amigo dele, essas coisas eu gostei.”

Livro de ficção científica, o Diário de um Banana escrito pelo cartunista norte-americano Jeff Kinney.
Legenda: Livro de ficção científica, o Diário de um Banana escrito pelo cartunista norte-americano Jeff Kinney

“Gostei de Alice no País das Maravilhas porque tem muita aventura. No início, por exemplo, ela já começa a cair num buraco infinito, e aí ela vai lá, “come um negócio” e fica pequenininha. Ela conversa com os animais de um jeito como se eles também fossem humanos, isso eu achei muito legal. E tem vários capítulos dentro do mesmo livro, então é a mesma história com vários capítulos”.

A fantástica história de Alice no País das Maravilhas, escrita pelo inglês Lewis Carroll
Legenda: A fantástica história de Alice no País das Maravilhas, escrita pelo inglês Lewis Carroll

Indicações de Lavínia Pavan Guimarães, 4º ano

Livro: Sombra de Suzy Lee Gênero: Ficção infantil
Legenda: Capa do livro “Sombra”, história de ficção infantil da premiada artista Suzy Lee. Ela retrata as brincadeiras de uma menina com as sombras produzidas pela lâmpada de seu sótão.

“Eu gostei do livro Sombra porque fala que a realidade pode ser muitas versões de si mesma na sombra. E fala que quando a menina inventa, ela pode imaginar qualquer coisa que ela quiser, até coisas invisíveis, e que a realidade também pode ser uma criatividade inversa.”

 

Legenda: “Eu passei pelo inferno”, livro da literatura infantil da autora Jutta Bauer

“Eu gostei do livro Eu Passei Pelo Inferno porque fala que a realidade tem um multiverso. Quando você tenta atravessar com muita velocidade sem ver o que dá, você vê os seus prejuízos na sua vida, e quando você passa por uma coisa relaxante parece que você está verdadeiramente no inferno. E nesses momentos relaxantes você pensa em coisas horríveis, então parece mesmo que você está sendo maltratada de muitas maneiras. A relatividade pode ser muitas coisas legais e quando você pensa nelas, as coisas podem mudar literal e figurativamente na sua vida”.


Referência: Colégio Anglo
Acessos em 16 de novembro de 2022.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002