Anima Mundi chegou! Quem estiver nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro pode se programar para visitar um dos maiores festivais de animação do mundo. Além de divertir, os filmes de animação contam histórias legais sobre amizade e até mesmo sobre como superar algum tipo de medo.
O Anima Mundi foi criado em 1993, e hoje se tornou uma plataforma de animação que oferece experiências para animadores, educadores e produtoras de filmes. E, principalmente, para os animaníacos. Com produções de estilos e tamanhos diferentes, o festival terá exibições de curta-metragem, longa-metragem infantil, longa-metragem adulto, filme publicitário e muito mais!
27ª edição do Anima Mundi começa hoje com programação para toda a família

Com várias técnicas de animação capazes de dar vida aos personagens, os filmes no Anima Mundi abordam temas interessantes. Como, por exemplo, o amor e a morte, assim como também racismo e violência. Na programação infantil, o Jornal da Criança indica filmes que divertem e, além disso, transmitem mensagens importantes. Só para ilustrar, no Anima Mundi vamos encontrar filmes que mostram a história de um garoto que sente muito medo de dormir no escuro, entretanto, consegue superar este sentimento ruim. Tem também filmes que mostram como a poluição pode acabar com a vida do planeta. Sem dúvida, também vamos encontrar filmes que falam sobre amizade, a importância de fazer escolhas e ser você mesmo.
Nas oficinas no Anima Mundi o público é quem faz a animação!

Outra dica legal para curtir o Anima Mundi são as atividades lúdicas, como por exemplo, a oficina de massinha. Antes de tudo, os participantes criam personagens de modelagem, e os animam na hora! Já na oficina de zootrópico, o público coloca desenhos dentro de um brinquedo. E, surpreendentemente, cria a impressão de que a pessoa está vendo uma animação de verdade.

Quem visitar o Anima Mundo também vai assistir “Playmobil – O Filme”, de Lino DiSalvo. Sabe qual animação de sucesso o Lino já fez? “Frozen – Uma Aventura Congelante” e “Enrolados”. A programação ainda inclui as oficinas do Estúdio Aberto e o Papo Animado, que este ano conta com a presença de Fernando Miller, diretor de Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água.
E mais! Quem tiver um projeto de animação original poderá participar de um laboratório, na prática. Para completar, o candidato vai concorrer a uma aula de animação com especialistas da produtora Boutique Filmes. As inscrições são gratuitas.

Curiosidades sobre o Anima Mundi
O Anima Mundi surgiu em 1993, com o objetivo de divulgar a animação brasileira. Desde então, já exibiu mais de 9 mil animações do mundo todo. Algumas produções concorrem a prêmios. Entre as categorias estão “melhor curta-metragem infantil”, “melhor longa-metragem infantil”, “melhor curta de estudante”, “melhor curta-metragem adulto”, entre outros. O vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi, dado para o melhor curta-metragem, entra para a lista de produções que podem concorrer ao Oscar, o maior prêmio do cinema mundial.
O Anima Mundi ficará no Rio de Janeiro até o dia 21 de julho. Depois, o evento seguirá para São Paulo, onde será realizado entre os dias 24 e 28 de julho. Os ingressos variam de 10 reais a 18 reais, com algumas sessões e atividades gratuitas. Confira a programação completa aqui.
E você, caro leitor? Gostou do texto? Deixe seu comentário logo abaixo!
Fonte: AnimaMundi, Super Interessante
Acessos em julho de 2019
Revisão: Carol Abilio, filha do Cris e da Nê, e mamãe do cachorro mais redondinho do mundo, o Pera.
GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHA NAS REDES SOCIAIS!