Junho chegou com força total: festas e apresentações, feriado prolongado, fechamento de semestre, reuniões com pais, relatórios e planejamento para o segundo semestre. Com tanta coisa acontecendo, é fácil deixar de lado algo essencial: o olhar para o futuro.
Já estamos pensando em 2026! Depois das férias, o ciclo recomeça, e aí vem a pergunta: quando vamos parar para conhecer novas ferramentas e materiais que podem transformar a experiência de ensino e reacender o entusiasmo dos estudantes?
A nova geração é digital, curiosa, inquieta — e espera das escolas conteúdos conectados com sua realidade.
Por isso, na Editora 10, já estamos agendando reuniões com as coordenações pedagógicas para apresentar recursos como o JC – Jornal da Criança e Jovens, que:
Desenvolvem o senso crítico
O JC estimula a análise de diferentes pontos de vista, interpretação de fatos e argumentação — habilidades previstas nas práticas de linguagem da BNCC, especialmente em Língua Portuguesa e Ciências Humanas.
Incentivam o gosto pela leitura
Com textos jornalísticos acessíveis e temas atuais, o JC promove a leitura como prática social, conforme orienta a BNCC, já que valoriza a leitura significativa e diversificada desde os anos iniciais.
Reforçam os componentes curriculares com temas atuais
As reportagens e podcasts abordam conteúdos interdisciplinares, conectando áreas como Geografia, História, Ciências e Língua Portuguesa, em sintonia com a proposta da BNCC de integração entre saberes.
Preparam o aluno desde cedo para o vestibular
Ao trabalhar leitura crítica, produção textual e interpretação de diferentes gêneros, o JC desenvolve competências essenciais para exames. Como, por exemplo, o ENEM, que também se baseia na BNCC.
Ensinam redação com tanta prática que dá pra escrever de olhos (quase) fechados!
A produção de textos para o jornal, podcasts e videorreportagens coloca os alunos em situação real de escrita. Assim, desenvolvem habilidades de planejamento, revisão e autoria, todas previstas na BNCC para a área de Linguagens.
E tem mais: nossos estudantes não são apenas ouvintes ou leitores passivos. Incentivamos todos os alunos das escolas assinantes a participarem ativamente dos episódios de podcasts e videorreportagens do JC. Aqui, não existe “clube fechado”. Afinal, não escolhemos apenas alguns alunos por ciclo — abrimos espaço todos os meses para todos que quiserem se expressar.
Quer saber como conseguimos fazer isso funcionar, mês a mês, com engajamento e propósito? Me chama por aqui e vamos conversar!