Já imaginou se a sua banda favorita fosse criada por inteligência artificial? Pois é exatamente essa a dúvida dos mais de 500 mil fãs da banda The Velvet Sundown, que estreou no serviço de streaming Spotify esse ano e já se tornou um sucesso em todo o mundo. Mas com a ausência de informações sobre o grupo, os fãs estão desconfiados que toda a banda, incluindo suas músicas, são resultado de uma inteligência artificial.
The Velvet Sundown: banda real ou criada por IA?
Primeiramente, o The Velvet Sundown é uma que mistura as influências de rock alternativo dos anos 70 com o gênero folk rock, resultando em um som parecido com bandas indies. São membros do grupo o vocalista Gabe Farrow, o guitarrista Lennie West, Milo Rains, que cria os sons texturizados de sintetizador da banda, e o percussionista Orion “Rio” Del Mar.
Porém, apesar de ter conquistado quase 10 mil seguidores no Spotify, não há muitas informações disponíveis sobre os integrantes da banda online. Além disso, muitos fãs desconfiam que as imagens da banda e capas dos CDs foram criadas com ferramentas de IA, assim como as próprias músicas.
Agora, o mistério está sendo resolvido, pelo menos em parte. Isso porque o serviço de streaming Deezer, que também disponibiliza as músicas do grupo, confirmou que algumas músicas podem ter elementos de IA. Porém, a banda não se pronunciou sobre o assunto.
Nas redes, alguns fãs ficaram chateados de saber que não há artistas de carne e osso por trás das músicas. “Como criador musical, isso me parte o coração. Como amante da música e usuário do Spotify, acho ofensivo que não haja nenhuma menção de que se trata de uma banda inventada”, comenta um usuário na rede social Reddit.
Até agora, o The Velvet Sundown publicou dois CDs. O primeiro álbum, “Floating on Echoes”, está disponível desde o dia 5 de junho de 2025. Já o segundo está nas plataformas desde 20 de junho de 2025.
Agora, resta aos fãs aguardarem o terceiro disco do grupo, “Paper Sun Rebellion”, com data de estreia prevista para 14 de julho de 2025.
Referências: Canal Tech, Rolling Stone
Acessos em 22 de julho de 2025.