“Quando eu era criança, costumava brincar de loja com as minhas amigas. Hoje eu sou adulta e consegui realizar um sonho: montei um dos bazares mais legais de São Paulo com a Karina Richter, o Bazar da Vila.”
Este depoimento é da Rejanne Nascimento Silveira, mãe da Pietra (11 anos) e do Lorenzo (6 anos), leitores do Jornal da Criança. Em homenagem ao Dia do Vendedor, que foi em 01 de outubro, o Jornal da Criança vai explicar hoje o que é bazar.
O que é o Bazar?
O bazar teve origem em tempos antigos, chegando a se tornar cenário de muitas histórias clássicas, como em “As Mil e Uma Noites”. Bazar é uma loja ou barraca onde se vendem vários tipos de objetos com baixo preço. O que pode ser comprado no Bazar da Vila? Brinquedos, objetos decorativos para casa, enfeites, roupas, acessórios para cabelo, etc.
Lá, os vendedores mostram seus produtos para vender. Com este dinheiro, o expositor de cada barraca pode comprar novos produtos para continuar vendendo, assim como também pode usar o dinheiro para pagar a escola do filho ou as aulas de natação, por exemplo. Vendedor é uma profissão.
Por que o Bazar da Vila é diferente?
Além das barracas, os organizadores do evento se preocuparam em oferecer mais entretenimento para o público infantil. Enquanto os pais visitam o Bazar da Vila, as crianças podem se divertir no espaço Kids e oficina de slime. Além disso, outras atividades prometem entreter os visitantes o dia todo. Vamos conferir?
Doe um brinquedo para a Fábrica de Sorrisos
Fábrica de Sorriso Brasil é uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha para ajudar. Quem trabalha lá são pessoas voluntárias, ou seja, não ganham dinheiro em troca, como os vendedores. Os voluntários ganham sorrisos! O objetivo da ONG é arrecadar brinquedos, alimentos, roupas e até dinheiro para doar a quem precisa. E olha que são muitas pessoas, viu? Além das doações, os voluntários são palhaços e adoram fabricar sorrisos nas pessoas.
Palestra gratuita – Educando os filhos para a vida
Então, como saber se os pais conseguem entender o que os filhos pensam? Por outro lado, o filho já tentou se colocar no lugar dos pais, para entender por que eles pensam desse jeito? Com a finalidade de responder estas perguntas, a Dra. Niáscara O. Cerqueira, psicóloga especialista em comportamento infantil estará no Bazar da Vila.
Afinal, não é fácil educar os filhos e, às vezes, são os pais que precisam ser educados para ajudar os filhos. Por exemplo, tem mãe que briga com a criança por causa das notas baixas, nas não sabe conversar sobre o assunto. Tem pai que faz cara de bravo e dá castigo ao invés de explicar por que o filho não pode fazer isto ou aquilo…
05/10, sábado – 14:00 às 15:00
Tem Contação de Histórias no Bazar da Vila
E por falar em letras, quem vai estar por lá é a jornalista Viviane Zanardo e editora-chefe do Jornal da Criança. Além disso, também é autora e ilustradora das histórias infantis Cidade das Letrinhas. As crianças vão conhecer as histórias das letras que falam e pensam como gente, e ajudar a resolver o mistério de como povoar um lugarejo quase deserto. Indicado para crianças na fase da alfabetização (até 8 anos).
Com Viviane Zanardo
Evento gratuito
05/10, sábado – 15:00 às 16:00
06/10, domingo – 15:20 às 16:00
Oficina de Lettering
E por falar em letras, logo depois da “Contação de História” vai acontecer uma Oficina de Lettering. Sabe o que é? A oficina de Lettering ensina como desenhar as letras com canetas e pincéis. A ideia da oficina é permitir que a pessoa solte a imaginação e brinque com os diversos formatos, transformando as letras em verdadeiras ilustrações. Podem participar: mamães, papais, titias, titios e crianças! Basta saber ler e escrever.

Oficina com Verônica Melo.
R$ 155,00 (3 horas de duração)
05/10, sábado – 16:00 às 19:00
Oficina de terrários e Suculentas
Vamos aprender a plantar? A oficina de terrários ensina a cuidar das Suculentas, um tipo de planta diferente, capaz de armazenar bastante água. Sendo assim, não precisa se preocupar se esquecer de molhar a sua plantinha! Vamos usar areia norma, areia ornamental – que são aquelas coloridas – pedrinhas e outros itens, com a finalidade de deixar a sua Suculenta linda. No final, quem participar leva a planta para cuidar em casa.
Com a artesã Janaína Destro
R$ 35,00
06/10, domingo – às 16:00
E você caro leitor? Já transformou algum sonho em realidade, assim com a mamãe da Pietra e do Lorenzo? Então, deixe seu comentário logo abaixo.
IMAGEM ILUSTRATIVA DE CAPA: de Marta Cuesta por Pixabay