Biblioteca Menino Maluquinho apresenta os livros por gênero
Imagine entrar em um local onde cada prateleira é um “portal” para diferentes mundos literários? É assim na biblioteca Menino Maluquinho da Escola Municipal Prof.ª Maria de Lourdes Von Zuben, em Vinhedo. O segredo é organizar a biblioteca por gênero literário.
Tem a prateleira dos livros de aventura, de contos, suspense, tudo separado por gênero literário…
A criadora do espaço é a professora Edna Oliveira dos Santos Pedro. Ela tem 54 anos, vive em Vinhedo e leciona há 36 anos. Em 2011, quando se afastou da sala de aula, começou a se dedicar à criação da biblioteca.
Ela orgulha-se em dizer que foi a primeira a organizar uma biblioteca infantil por gênero.
Com o apoio da direção da escola e dos colegas de trabalho, realizaram inúmeros bazares para montar o acervo de 5 mil títulos. De aventura e suspense a mundos de fantasia mágica, a biblioteca Menino Maluquinho é diferente na organização dos livros por gênero literário.
“Todas as turmas frequentam este espaço, emprestam e trocam livros. A biblioteca tem até um mascote, um esqueleto que se veste conforme as datas comemorativas do ano”, conta Edna.
Legenda: A mascote da biblioteca Menino Maluquinho é um esqueleto de nome …..,que se veste de acordo com a data comemorativa. Nesta foto faz homenagem à Independência do Brasil”. Crédito da imagem: Divulgação
Não foi um combinado por causa do Halloween, mas os três alunos entrevistados indicaram livros de suspense. Enzo Gabriel Galvão Costa, de 7 anos, indica o livro do Conde Drácula. Já as alunas Rhyanna Mendes dos Santos e Helena Ferreira Paschoa, com 11 e 12 anos, sugerem a coleção A Hora do Espanto. Helena prefere o livro “Espelho Meu”, enquanto Rhyanna adora o livro “Feliz Dia das Bruxas”. “Eu aconselho ler pelo menos um livro de cada gênero para explorar seus gostos e criatividade. Com toda a certeza, é super incrível ler”.
Por outro lado, encontramos também a Ana Alice, de 9 anos, leitora fluente que adora romances. Ela acabou de ler a “Bela e a Fera”, uma literatura clássica com muitas páginas. Além disso, ainda contou detalhes da história para a professora Edna quando foi devolver o livro.