03/09/2019

BIENAL DO LIVRO E AS HISTÓRIAS LEGAIS PARA LER

Mais de 112 mil alunos, entre 6 e 14 anos devem visitar a Bienal do Livro. Neste ano, 40 mil alunos de escolas públicas não pagam para entrar. Como incentivo à leitura, receberam um vale-presente para comprarem livros, revistas e quadrinhos.

Sem dúvida, é legal visitar a 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Mas, com toda a certeza, o melhor passeio é conseguir entrar nas histórias que estão sendo lançadas por lá! Aliás, esta chance não dá para perder. Então, o Jornal da Criança indica alguns livros legais para curtir e se divertir!

Já ouviu falar na literatura fantástica?

Tem mistério, terror e fantasia! Karen Soarele criou seu próprio mundo, Myríade, uma terra cheia de perigos e magia, onde seus heróis e heroínas vivem aventuras incríveis. Se quiser entrar nesta viagem, comece lendo um dos livros da coleção da autora, que esteve lá na Bienal 2019.

literatura fantástica
IMAGE: FACEBOOK/ DIVULGAÇÃO

Sem dúvida, Soarele criou um universo fantástico na série Crônicas de Myríade. Anotem os nomes dos livros: Línguas de Fogo, Tempestade de Areia, A Rainha da Primavera e A Canção das Estrelas. Atenção! Os livros de Soarele são da literatura infantojuvenil e indicados para os leitores, a partir dos 10 anos.

Detetive Sol também foi na Bienal do Livro

Quem gosta de assistir Detetives do Prédio Azul? Com toda a certeza, é muito legal acompanhar os episódios dessa turma! Mas, o que isso tem a ver com a Bienal do livro? Tudo! Inclusive, a Letícia Braga, que representa a personagem Sol, esteve por lá para puxar a orelha de seus fãs que não gostam de ler. Ela contou que já leu muito e que vai ler muito mais, porque é um jeito diferente de entrar na história.

O que eu vou ser quando crescer
ESCOLA DA PREFEITURA RECEBE A ESCRITORA INFANTIL LETÍCIA BRAGA EM EVENTO PRÉ-BIENAL DO LIVRO. IMAGEM: PREFEITURA RIO

Apesar da pouca idade, a atriz Letícia Braga, de 13 anos, lança o livro “O que eu vou ser quando crescer”. Na obra, Letícia conta que já se imaginou como professora, jardineira, cozinheira, até astronauta. O livro é bem legal, e as ilustrações fazem de conta que ela vai ser tudo isso mesmo quando crescer.

Vamos falar de histórias em quadrinhos?

O criador de “A Turma da Mônica” tem muitos planos para o futuro! Os cartunistas Maurício de Sousa e Ziraldo, autor de “O Menino Maluquinho”, vão lançar mais um livro juntos, que se chama: “5, 4, 3, 2, 1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço”. Para quem ainda não leu o primeiro livro deles, olha a dica: “Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica”. Viu como tem livro legal para entrarmos na história?

livro da turma da mônica
IMAGEM: DIVULGAÇÃO

E para encerrar, a Turma da Mônica vai lançar outro livro! Dessa vez, sobre uma aventura por cidades brasileiras onde vivem imigrantes japoneses. Legal a ideia! Bom para a gente começar a conhecer melhor o país que vai sediar as Olimpíadas em 2020. Afinal, quem lê adquire conhecimento!

Pela estrada a fora

Todos os dias, os visitantes da Bienal 2019 podem “entrar nas histórias” de um jeito diferente. Neste ano, o evento montou um cenário imitando um bosque das histórias de contos de fadas. Aliás, não precisa nem soltar a imaginação para ouvir sons de animais e folhas se mexendo com o vento!

bienal do livro
IMAGEM: FACEBOOK/DIVULGAÇÃO

A cada passo na mata adentro é possível encontrar um conto diferente. Como, por exemplo, a história “Alice no País das Maravilhas”. Depois disso, a noite chega e os leitores se reúnem na cabana para fazerem mais atividades.

Alice no Pais das maravilhas
IMAGEM: FACEBOOK/ DIVULGAÇÃO

Acesse a programação completa aqui.

19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Data: de 30 de agosto a 8 de setembro.
Local: Riocentro, na Barra da Tijuca.
Preço: 30 reais (inteira) e 15 reais (meia-entrada). 

Crianças de até um metro de altura não pagam.

Fontes: O Dia, Agência BrasilBienal, G1.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002