Mais de 112 mil alunos, entre 6 e 14 anos devem visitar a Bienal do Livro. Neste ano, 40 mil alunos de escolas públicas não pagam para entrar. Como incentivo à leitura, receberam um vale-presente para comprarem livros, revistas e quadrinhos.
Sem dúvida, é legal visitar a 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Mas, com toda a certeza, o melhor passeio é conseguir entrar nas histórias que estão sendo lançadas por lá! Aliás, esta chance não dá para perder. Então, o Jornal da Criança indica alguns livros legais para curtir e se divertir!
Já ouviu falar na literatura fantástica?
Tem mistério, terror e fantasia! Karen Soarele criou seu próprio mundo, Myríade, uma terra cheia de perigos e magia, onde seus heróis e heroínas vivem aventuras incríveis. Se quiser entrar nesta viagem, comece lendo um dos livros da coleção da autora, que esteve lá na Bienal 2019.

Sem dúvida, Soarele criou um universo fantástico na série Crônicas de Myríade. Anotem os nomes dos livros: Línguas de Fogo, Tempestade de Areia, A Rainha da Primavera e A Canção das Estrelas. Atenção! Os livros de Soarele são da literatura infantojuvenil e indicados para os leitores, a partir dos 10 anos.
Detetive Sol também foi na Bienal do Livro
Quem gosta de assistir Detetives do Prédio Azul? Com toda a certeza, é muito legal acompanhar os episódios dessa turma! Mas, o que isso tem a ver com a Bienal do livro? Tudo! Inclusive, a Letícia Braga, que representa a personagem Sol, esteve por lá para puxar a orelha de seus fãs que não gostam de ler. Ela contou que já leu muito e que vai ler muito mais, porque é um jeito diferente de entrar na história.

Apesar da pouca idade, a atriz Letícia Braga, de 13 anos, lança o livro “O que eu vou ser quando crescer”. Na obra, Letícia conta que já se imaginou como professora, jardineira, cozinheira, até astronauta. O livro é bem legal, e as ilustrações fazem de conta que ela vai ser tudo isso mesmo quando crescer.
Vamos falar de histórias em quadrinhos?
O criador de “A Turma da Mônica” tem muitos planos para o futuro! Os cartunistas Maurício de Sousa e Ziraldo, autor de “O Menino Maluquinho”, vão lançar mais um livro juntos, que se chama: “5, 4, 3, 2, 1 Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço”. Para quem ainda não leu o primeiro livro deles, olha a dica: “Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica”. Viu como tem livro legal para entrarmos na história?

E para encerrar, a Turma da Mônica vai lançar outro livro! Dessa vez, sobre uma aventura por cidades brasileiras onde vivem imigrantes japoneses. Legal a ideia! Bom para a gente começar a conhecer melhor o país que vai sediar as Olimpíadas em 2020. Afinal, quem lê adquire conhecimento!
Pela estrada a fora
Todos os dias, os visitantes da Bienal 2019 podem “entrar nas histórias” de um jeito diferente. Neste ano, o evento montou um cenário imitando um bosque das histórias de contos de fadas. Aliás, não precisa nem soltar a imaginação para ouvir sons de animais e folhas se mexendo com o vento!

A cada passo na mata adentro é possível encontrar um conto diferente. Como, por exemplo, a história “Alice no País das Maravilhas”. Depois disso, a noite chega e os leitores se reúnem na cabana para fazerem mais atividades.

Acesse a programação completa aqui.
19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
Data: de 30 de agosto a 8 de setembro. Local: Riocentro, na Barra da Tijuca. Preço: 30 reais (inteira) e 15 reais (meia-entrada). Crianças de até um metro de altura não pagam.