Muito antes de começar o Carnaval no Brasil, o Baile de Máscaras já era famoso no Carnaval de Veneza, na Itália, no século XI. Naquela época, Veneza era uma cidade muito importante na Europa. Além disso, o Carnaval marcava os quarenta dias antes da Páscoa e era uma festa onde todos podiam se divertir, independentemente da classe social.
Porém, o Carnaval de Veneza parou em 1797 e voltou no século XX, na década de 1980, para manter a tradição. Atualmente, o Carnaval de Veneza atrai cerca de 3 milhões de visitantes todo ano. A festa é famosa por suas roupas elegantes, máscaras de estilo único, que lembram a nobreza dos séculos XVII e XVIII.
As máscaras do Carnaval de Veneza
Um dos símbolos mais importantes do Carnaval de Veneza é a máscara. No passado, elas permitiam que as pessoas se divertissem sem serem reconhecidas, juntando ricos e pobres.
Durante o Carnaval, muitas festas acontecem na cidade, especialmente na Praça São Marcos e perto do Grande Canal. Além disso, existem desfiles de gôndolas, concursos de fantasias e bailes de máscaras em palácios antigos.
No tempo de Casanova
Em 2025, o Carnaval de Veneza acontece entre 22 de fevereiro e 4 de março, com o tema “No tempo de Casanova”. A festa mudou; no entanto, várias atrações foram preservadas. Como, por exemplo, o Carnaval de barcos venezianos, concertos de óperas, concursos de fantasias e da máscara mais bonita.
Por fim, em geral, o Carnaval de Veneza é uma festa tranquila e organizada, onde idosos e crianças são sempre bem-vindos.
Referências: Tourist Italy, Nomad Global
Acesso em 23 de fevereiro de 2025.