No dia 13 de junho, o governo do Rio Grande do Sul oficializou a erva-mate que os gaúchos usam para preparar o chimarrão como patrimônio cultural do estado. Isso significa que o chimarrão é muito importante para as pessoas que moram lá e a cultura dessa região.
Afinal, o que é um patrimônio cultural?
Segundo o Renato Savoldi, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o Iphae, vários hábitos e costumes podem ser patrimônios culturais.
“Pode ser um dialeto, um idioma, uma atividade culinária, uma festa popular, um rito religioso, um saber ou modo de fazer”, conta o Renato. Ele explica que o patrimônio cultural é algo que seja importante para identidade e memória das pessoas que moram em uma determinada região.
Por isso, o governo escolheu a tradicional bebida chimarrão, preparada com erva-mate, para se tornar a primeira planta reconhecida como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
A secretária da cultura do estado, Beatriz Araujo, conta que a planta é muito importante para os gaúchos. Além disso, ela também simboliza toda a região sul do país e é conhecida no mundo inteiro.
Para os leitores que não conhecem a bebida, o chimarrão é feito com erva-mate e água quente, normalmente sem açúcar. Costuma ter um gosto amargo, mas é cheia de vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo.
Referências: g1, GZH, Brasil Escola
Acesso em 14 de junho de 2023.