No dia 29 de fevereiro, os músicos de todo o Brasil comemoraram! Isso porque o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, declarou o estilo musical choro como um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Ou seja, algo de muito valor que representa a cultura do povo brasileiro.
Choro é declarado Patrimônio Imaterial do Brasil
Quem pediu pela inclusão do estilo musical como Patrimônio Imaterial foram o Clube do Choro de Brasília, o Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, o Clube do Choro de Santos e também um abaixo-assinado. Isso é, um documento assinado por várias pessoas que concordam com uma ideia.
Depois de analisar o pedido, os especialistas do Iphan decidiram que o gênero musical realmente faz parte da cultura brasileira. Aliás, a aprovação foi por unanimidade dos 22 conselheiros.
Com isso, além do choro, o Brasil hoje tem outros 52 bens imateriais considerados Patrimônio Cultural. Como, por exemplo, o frevo, a roda de capoeira e o maracatu.
Mas afinal, o que é o chorinho?
Enfim, vale lembrar que o chorinho é um gênero e ritmo musical que começou no Brasil em 1870, na cidade do Rio de Janeiro. Naquela época, o estilo de música era conhecido por tocar de maneira chorosa as músicas estrangeiras do final do século XIX.
Por isso, os fãs do estilo começaram a chamar as canções de “músicas de fazer chorar”, e assim nasceu o nome do chorinho.
Entre os maiores intérpretes do estilo estão grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Hamilton de Holanda.
Enfim, o presidente do Clube do Choro de Brasília, o músico Henrique Lima Santos Filho, comenta sobre a importância da conquista.
“Significa que é um bem que dá orgulho, que representa a nação. É a primeira manifestação genuinamente brasileira anterior ao samba e que faz o nosso perfil, da alma profunda. Reúne influências da Europa, da África, cada região uma riqueza. Tudo isso se mistura e se transforma nesse ritmo”, conta o músico.
Quem foi Chiquinha Gonzaga?
Francisca Edviges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga nasceu no ano 1847, no Rio de Janeiro. Ela foi a a primeira pianista chorona (musicista de choro), autora da mais conhecida marcha carnavalesca com letra (“Ó Abre Alas”, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil.
Referências: g1, Agência Brasil, CNN Brasil
Acessos em 1 de Março de 2024.