Como você prepara os seus alunos para além da sala de aula? Na Educação, trabalhar com os alunos as habilidades necessárias para o sucesso profissional é um tema essencial para os educadores. Em uma entrevista exclusiva, a diretora Márcia Rocco, do Colégio Filomena de Marco, conta como a sua escola trabalha a preparação para os alunos já no currículo escolar.
Preparando os alunos para o sucesso profissional
Primeiramente, a escola trabalha desde a Educação Infantil até o Ensino Médio Técnico, que é oferecido nas áreas de Administração e Informática.
Desde 2008,o Colégio Filomena de Marco trabalha com os alunos ingressantes do Ensino Médio Técnico a realização de um trabalho de conclusão de curso em seu último ano, que integra os conceitos teóricos em uma experiência prática na formação.
“Nós damos um valor fictício e os alunos precisam se organizar para estabelecer uma empresa. O CEO recebe o currículo dos alunos nas áreas de informática e administração, e formam a empresa”, explica a Márcia.
“Assim, a gente faz com que eles tenham, ainda no Ensino Médio, uma preparação realmente para a cidadania. O nosso foco também é ENEM, mas o objetivo é tornar os alunos coadjuvantes do seu próprio destino”, conta a diretora.
O projeto continua sendo um sucesso até hoje, principalmente pelos aspectos práticos que os alunos aprendem e podem aplicar junto com suas famílias, que muitas vezes são empreendedores. Ou seja, são pessoas que têm suas próprias empresas e precisam cuidar de todas as partes do negócio.
“Temos muito microempresários no Brasil, desde a mãe que tem um salão de cabeleireiro, o pai que tem um lava-rápido. Então, o aluno tem a projeção de que ele pode levar o conhecimento dele para casa. Por isso, a colocação no mercado para esses alunos é muito rápida”, conta a Márcia.
“A gente sabe que estamos no caminho certo porque mais tarde, os alunos voltam lá na escola e, muitas vezes, tornam-se um parceiro nosso ou até mesmo nossos colaboradores. Eu tenho o exemplo de um aluno que estagiou com a gente lá na própria escola, já que ele era do curso de Administração, e foi efetivado. Depois, ele foi para um escritório de advocacia e nos deixou. E nós queremos justamente isso! Que os alunos aprendam a voar, que tenham um norte. Isso nos deixa muito felizes”, finaliza a diretora.
Confira a entrevista completa abaixo:
Referências: Entrevista, Colégio Filomena de Marco