Hoje já assistimos com frequência a população mundial sofrendo com enchentes, incêndios florestais e a seca, entre outros desastres naturais causados por consequência das mudanças climáticas. Então, o que pode acontecer quando as crianças de hoje forem adultas, se não fizermos algo para salvar o planeta?
Foi pensando nesta ideia que a Global Youth & News Media reuniu editores do mundo de publicações infantis para fazerem parte do projeto “How To Save Our Planet?”, ou “Como Salvar o Nosso Planeta?”, em português. Os leitores do Jornal da Criança também participaram dessa ação, desenhando e escrevendo frases com dicas sobre como salvar o nosso planeta. O projeto completo será publicado no Dia da Terra, em 22 de abril, na página: https://www.globalyouthandnewsmediaprize.net/saveourplanet.
“Global Youth & News Media” ou “Juventude Global e Mídia de Notícias”, em português, é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede na França, que destaca a importância de envolver a juventude na produção de notícias, permitindo que eles tenham voz e sejam representados nas mídias.
A voz das crianças! Leitores do JC e do mundo inteiro participam da ação internacional com ideais para salvar a terra
Para esta iniciativa, o JC recebeu quase 80 desenhos de alunos do interior paulista. Entre eles, os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Profª Iracema Villaça, Maria José F. Schoenacker, Profº Antonio Cavaglieri, Paulo Ricardo da Silveira Santos e Profº Tibério Justo da Silva, de São Roque. Também ouvimos alunos de Jacareí, Vinhedo e a ativista Julia Bonitese, de Belo Horizonte (MG).
Enfim, confira as ideias e desenhos das crianças aqui.
Este material fará parte de um e-book, ou seja, um livro digital que será entregue aos líderes mundiais em eventos sobre as mudanças climáticas, como a Cúpula do Clima. Neste ano, a COP-28 acontecerá entre 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“Percebemos que a voz das crianças sobre soluções era extremamente necessária para concluir o projeto The Writing’s On The Wall, do qual a Global Youth & News Media é parceira. Adolescentes receberam o convite para fazer perfis de defensores do clima em todos os formatos e discutir sobre qual deve ser o próximo passo para salvar o planeta”, comenta a Dra. Aralynn McMane, diretora-executiva da Global Youth & News Media.
Writing’s on the Wall (Escrevendo na Parede, em português)
Primeiramente, a história sobre este projeto começou com os alunos da Climate Academy da escola EEBII, em Bruxelas, em 2019. Nesta data, um grupo de jovens criou um mural no terreno da escola, mostrando a preocupação deles com relação às mudanças climáticas, já que serão os mais afetados no futuro. Dessa forma, o projeto ganhou o nome Writing’s on the Wall (WoW) ou “Escrevendo na Parede”, em português.
Para 2023, o WoW continua incentivando os cuidados com o planeta a partir do pedido dos estudantes. Estas ações atravessaram também as paredes das escolas brasileiras, unindo professores e alunos nesta importante causa.
Use a hashtag #HowToSaveOurPlanetStep1
Referências: The Writing’s on The Wall, Global Youth
Acesso em 11 de março de 2023.
EN
Devemos cuidar do planeta e do meio ambiente,dele sai o oxigênio, a água e uma boa parte do que consumimos. O carro elétrico tem em primeiro lugar a vantagem de não poluir, mas é muito caro Por isso eu acho que deviam diminuir o preço não só pelo ato de ajudar as pessoas como também o meio ambiente. Evitar o aquecimento global é um ótimo começo, e com pequenas mudanças de atitude pode ser super fácil preservar a natureza . Emanuela 8 anos
Prezados Senhores, boa noite, Eu sou Kauã, tenho 8 anos, estudo no colégio Castro Alves, no 3ª ano A, e moro em Cariacica no Espirito Santo. Sobre a reportagem "O que você faria se pudesse impedir a destruição do nosso planeta? ", eu achei o assunto muito importante para todos, pois tenho 8 anos, e quando eu for adulto quero poder aproveitar muito tudo que a natureza nos oferece, é preciso que todos comecem a agir, plantando árvores, não poluir os rios, nem o ar, não jogar lixo no chão, nem no mar, não colocar fogo nas matas, proteger os animais para que não sejam extintos, se todos fizerem um pouquinho, iremos muito bem, seremos todos muito felizes. É isso que eu gostaria de falar, Kauã Manuel Pinto
Obrigada por participar, Kauã! Vamos publicar o seu comentário na cartinha do leitor.