Já imaginou poder falar para seus amigos e professores que você escreveu a melhor carta do mundo? Agora, você pode provar as suas habilidades na escrita e tornar isso realidade! Isso porque está chegando o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, que teve as inscrições prorrogadas para o dia 25 de março.
Em primeiro lugar, o concurso é promovido todos os anos pela União Postal Universal, UPU, que fica na cidade de Berna, na Suíça. A UPU é uma agência da Organização Mundial das Nações Unidas que ajuda a organizar os correios do mundo inteiro.
O objetivo do concurso é incentivar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. Ou seja, a arte de escrever boas cartas. Por exemplo, a redação de cartas pode ajudar as pessoas a desenvolverem a criatividade e a linguagem. Por isso, é muito importante continuar esse hábito mesmo na época dos computadores.
Como participar do concurso?
Primeiramente, as fases iniciais do concurso acontecem no Brasil. Por aqui, quem cuida do concurso são os Correios.
No começo, são 3 fases: escolar, estadual e nacional. Depois disso, a quarta etapa, que é a fase internacional, fica a cargo da UPU. A participação acontece meio das escolas da rede pública e privada. Cada escola seleciona as duas melhores cartas dos alunos e enviam para a competição.
Com certeza, é bom caprichar na redação da carta! Isso porque a primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional. É nessa fase onde serão selecionadas as três melhores cartas finalistas. Depois, a primeira colocada entre elas irá representar o Brasil na fase internacional.
Enfim, para participar, basta ser um estudante de até 15 anos de idade e estar matriculado em uma escola participante.
51ª Edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens
Este ano, o concurso tem um tema voltado ao combate às crises climáticas. “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática.”
Referências: Correios, Agência Brasil
Acesso em 22 de março de 2022.