Chegou a edição nº 35 do JC que circula de forma impressa em maio de 2023. Sem dúvidas, um dos principais assuntos da edição atual é a reportagem sobre bullying nas escolas. Vamos falar sobre este tema?
Brasil
Um em cada três alunos em todo mundo já foi vítima de bullying, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Para falar sobre este tema, o JC ouviu depoimentos de alunos que sofrem com situações agressivas. Também ouvimos o conselho de psicopedagogos para apoiar quem precisa de ajuda.
Em primeiro lugar, o termo bullying surgiu na década de 70 e tem origem na palavra inglesa bully, que significa “valentão”, “brigão”. Assim como Alessandro, o personagem do livro “Eu, valentão”, escrito pela italiana Giusi Parisi e lançado no Brasil pela FTD Educação. Inspirada em acontecimentos reais, a história é uma forma de entender que o agressor também precisa de ajuda.
Economia
Vamos aprender como os alunos de Santos recebem incentivo do Instituto Brasil Solidário para melhorar a qualidade de vida a partir da educação financeira.
Ciências & Tecnologia
Nesta editoria, o leitor encontra curiosidade e também artigo de divulgação científica sobre as abelhas, em homenagem ao dia dos insetos polinizadores mais importantes do planeta, em 20 de maio.
Meio Ambiente
Além disso, o JC apresenta a primeira reportagem sobre iniciativas para salvar o meio ambiente. Nós entrevistamos duas crianças que nos contaram como é viver em Capela do Alto (SP), na região da Mata Atlântica. Por lá, todas as residências possuem painéis solares nos telhados. Aliás, tem também notícia sobre drone capaz de identificar áreas desmatadas.
Outras editorias
Confira a entrevista com Anna Clara Ávila, a bailarina que trocou as sapatilhas pelo skate! Por fim, veja as sugestões de livros sobre a cultura Afro da autora Geni e da leitora Gabi, de 8 anos.