Viva o Líbero Badaró, viva!
Você sabia que o principal motivo da invenção do Dia do Jornalista tem a ver com a História do Brasil? Na época de D. Pedro I, o jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró era uma pessoa que incomodava a Coroa, a burguesia e os donos das terras. Isto porque ele vivia lutando a favor da liberdade da imprensa e revelava situações que não os agradavam.
Enfim, ele morreu misteriosamente em 22 de novembro de 1830. A população já estava descontente por diversos motivos e a morte de Líbero Badaró foi a gota d’água para D. Pedro I deixar o trono, no dia 7 de abril de 1831.
Afinal, o que faz um jornalista?
Em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, os irmãos Capovilla, Rodrigo, de 6 anos, que cursa o 1º ano, e Vinicius, de 8 anos, do 4º ano, entrevistam os jornalistas do JC, o colunista Marcio Gonçalves e a editora Viviane Zanardo. Confira!
1 – Quanto tempo você precisa estudar para se tornar um jornalista?
O curso superior de jornalismo tem duração de quatro anos em universidades públicas e particulares. Embora desde 2009 não seja necessário ter o diploma de jornalista para trabalhar, muitas empresas de comunicação continuam exigindo este documento. Por isso, é importante fazer a faculdade e aprender sobre esta profissão.
2 – O jornalista faz muita pesquisa para escrever as notícias?
Sim, pesquisamos muito para escrever uma notícia e esta tarefa, no jornalismo, se chama apuração dos fatos. Nesta primeira etapa, os jornalistas investigam as informações como detetives com a finalidade de responder as perguntas: o que, como, quando, onde e por quê aconteceu um determinado fato.
3 – Onde você pesquisa tudo?
Essa é uma pergunta muito importante! Já ouviu falar em fontes de informações oficiais? No jornalismo, as fontes são as pessoas que participam de um determinado acontecimento. Por exemplo: com relação à guerra na Ucrânia, podemos confiar nas informações dos funcionários da Igreja Ucraniana Brasileira, que fica em Curitiba. Isto porque eles falam diretamente com os voluntários que estão dando apoio aos ucranianos refugiados da guerra.
Por outro lado, não podemos confiar em uma imagem que recebemos em aplicativos de mensagens instantâneas ou em redes sociais quando não sabemos qual é a fonte de informação oficial. Isto porque, quando não sabemos quem escreveu e fotografou aquela imagem, é difícil descobrir o contexto da situação para ter certeza de que a informação é falsa ou verdadeira. Isso a gente aprende nas aulas de educação midiática.
4 – Como as notícias são transmitidas para as pessoas?
As notícias são transmitidas pelos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet, ou pelo próprio jornalista em canais no YouTube ou nos perfis das redes sociais.
5 – Como um jornalista escolhe as notícias?
Nós fazemos reuniões de pauta para decidir o que publicar, ou seja, um encontro entre os jornalistas para conversar sobre os assuntos mais importantes daquele dia.
6 – Um jornalista pode escrever sobre todos os assuntos?
Sim! Para organizar os temas, o jornal é dividido em editorias. No caso do Jornal da Criança, nós temos as editorias Brasil, Esporte, Mundo, Ciências & Tecnologia, Meio Ambiente, Cultura e a Coluna do Mike, o cachorro mais amado da redação e mascote do Jornal da Criança.
Referências: Jornal da Usp, Mundo Educação
Acesso em 12 de março de 2022.