09/07/2019

FLIP 2019! AS DICAS DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NA FESTA LITERÁRIA

Flip

Flip 2019, a 17º Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 10 a 14 de julho. Uma boa oportunidade para conhecer a cidade de Paraty e ainda curtir um dos principais eventos literários do mundo! Além de muitas brincadeiras e contações de histórias, a festa apresenta também uma programação completa para a família.

É provável que a linda cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, receba mais turistas nestas férias de julho. Afinal de contas, logo depois de ter ganhado o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, começa a Flip 2019, um dos principais eventos literários do mundo.  Adultos, crianças, idosos…pessoas de todas as idades adoram a Flip. O evento faz tanto sucesso que, para se ter uma ideia, esta é a 17º Festa Literária Internacional de Paraty.

Flip 2019
Programa de Patronos Casa Azul

Origem da Flip 2019

Criada em 2003, na época, cerca de vinte autores foram convidados para inaugurar o evento literário. Contudo, apenas algumas dezenas de visitantes aproveitaram a primeira festa literária, em Paraty. Se por um lado, o objetivo era atrair mais turistas para a região, sem dúvida, a cidade de Paraty conseguiu. Nos dias de hoje, triplicou a quantidade não só autores, mas como também de artistas que se apresentam para um público de aproximadamente 25 mil pessoas.

Participação das escolas na Flip 2019

Flip 2019
Casa Azul

A Flip participa ativamente da vida das crianças da região. Com a finalidade de estimular a participação das escolas, a biblioteca Casa Azul incentiva os alunos para produzirem, durante todo o ano, suas criações audiovisuais. Ou seja, estes alunos ajudam a produzir formas de se comunicar com o público que visita a feira, por meio de trabalhos artísticos, que combinam som e imagem. Afinal de contas, acontecem ao mesmo tempo na festa muitos eventos, então precisa de muita gente para ajudar!

Além de muitas brincadeiras, “contações de histórias” e oficinas artísticas, a Flip apresenta também uma programação completa para a família. Neste ano o autor homenageado será Euclides da Cunha, de “Os Sertões”, um livro onde a história do Brasil se mistura à literatura.

A ideia em escrever o livro “Os Sertões”, que só foi publicado em 1902, aconteceu quando Euclides da Cunha viu de perto a destruição do povoado de Canudos. Isto foi entre 1896 e 1897 e, naquela época, Euclides foi enviado como repórter pelo Jornal Estado de São Paulo. Com a finalidade de contar aos leitores do jornal sobre o conflito, o autor brasileiro assistiu de perto o conflito entre o exército brasileiro e o movimento liderado por Antônio Conselheiro.

Se você tem menos de 8 anos, aconselhamos a pular este parágrafo. Entretanto, se quiser ler será muito bacana! A sugestão de não ler tem a finalidade de respeitar o tempo certo da criança aprender. Por isso, o Jornal da Criança sugere continuar a leitura, depois do texto sobre Antônio Conselheiro. Confira a programação completa da Flip logo abaixo!

Quem foi Antonio Conselheiro e sua importância no povoado de Canudos

Antônio Conselheiro foi um líder religioso, conhecido por dar conselhos às populações carentes do sertão nordestino. Por isso, conquistou muitos seguidores e formou uma comunidade de pessoas carentes, no Arraial de Canudos, na Bahia. Sem dúvida, naquela época, a comunidade de Canudos deixou os políticos e fazendeiros bem preocupados. Eles tinham medo de que o bando de João Conselheiro pudesse ficar cada vez mais forte, então resolveram atacar. Sendo assim, começou o conflito armado que destruiu o povoado de Canudos.

Considerado uma das principais histórias da literatura brasileira, portanto, “Os Sertões” será tema de discussões a partir de quarta-feira, 10, quando começa a 17.ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, na cidade fluminense.

Dicas de atividades para as crianças na Flip 2019

Era uma vez…

Flip 2019
Flipinha_©Zedu_04

10/07, 14h00 às 15h00, Central Flipinha

Vamos ouvir a história “O monstro das cores” e tentar ajudá-lo? O monstro não sabe o que se passa com ele. Fez uma bagunça com suas emoções e agora precisa desembolar tudo. Será capaz de pôr em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma? Escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas, o livro vendeu mais de 200.000 exemplares na Espanha e foi traduzido para 16 idiomas! A história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através de cores. Por sua história cativante, “O monstro das cores” tornou-se o livro de cabeceira de milhares de famílias e educadores.

Na casa deles — Construção de casas lúdicas

Flip 2019
Casa Azul

10/07, 14h00 às 17h00, Biblioteca Comunitária Casa Azul

Nesta oficina lúdica vamos explorar a palavra “casa” e suas múltiplas definições, acompanhada da leitura do poema “Na casa deles”, de Edith Chacon, com exposição de livros. Na sequência, as crianças podem construir casas, a partir da utilização de materiais descartáveis, como embalagens e sobras de papel.

(limite de 20 participantes)

A Constituição é assunto de criança, sim!

10/07, 15h30 às 16h30, Central Flipinha

Venha participar da roda de conversa junto com alunos e professores de escolas públicas de Paraty. Será que as pessoas sabem qual é a importância da Constituição Federal na vida dos brasileiros, inclusive na vida das crianças? Nesta oportunidade, a atriz, narradora de histórias e escritora Erika Neves lança o livro Primeiros passos para o jovem cidadão: Constituição Federal (Estúdio Aspas).

Palavreando e narrando na Flip

11/07, 09h00 às 10h00, Central Flipinha

Nesta atividade vamos ouvir contos do folclore brasileiro e as histórias de vida do autor Júlio Emílio Braz, ao lado da narradora de contos, educadora e atriz, Silvia Castro.

Joga Junto na Flip

11/07, 10h30 às 12h30, Instituto Náutico de Paraty (INP)

Para quem gosta de pegar onda, vai acontecer oficinas diárias de confecção de pranchas de surfe com o uso de garrafas PET. O objetivo da atividade é debater, educar e conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e o impacto de sua prática no meio ambiente.

Amal e a viagem mais importante da sua vida

12/07, 10h00 às 11h00, Biblioteca Comunitária Casa Azul

“E se você precisasse cruzar mares e países inteiros sozinho?” Com toda a certeza, a criança que ouvir a história do livro Amal conseguirá imaginar a sensação de cruzar mares! Com encenação das atrizes Oula al-Saghir, refugiada no Brasil há quatro anos, e Livia Camargo, a história conta sobre a realidade de crianças refugiadas. Ao final da encenação, as artistas conversam com o público infanto-juvenil sobre a história. Refugiados são aquelas pessoas que têm que deixar sua casa, seu país, quase sempre por causa de guerras. Também pode ser por perseguição religiosa, racial ou política, ou por tragédias naturais.

Brincadeiras e conversas do Brinquedo Palavra

13/07, 09h00 às 09h30, Barco Educativo

Quem entra neste barco é recebido pela atriz e escritora Selma Maria. Inesperadamente, a criança vai entrar nesta viagem cheia de piruetas com palavras.

As aventuras de Kekerê e Onã

14/07, 09h00 às 10h00, Central Flipinha

Neste espetáculo-oficina, o grupo Ibá Omi apresenta uma contação de histórias divertida para crianças. Durante a contação, a plateia poderá se divertir a partir do uso das linguagens teatral, circense, do canto e da dança. As crianças irão se divertir também com os fantoches dos Griôts (Kekere e Onã). Um dos objetivos dessa atividade é mostrar a importância do povo afro-brasileiro, seus valores, cultura e autoestima.

Tem muitas outras atividades para as crianças fazerem todos os dias. Acesse a programação completa no link: AGENDA FLIP

E você, caro leitor? Será que alguém aí vai participar da Flip 2019? Conta para o Jornal da Criança como foi! Deixei seu comentário logo abaixo, em comentários.


Fonte: G1, Flip, Casa Azul
Acessos em julho 2019

Texto: Viviane Zanardo, mãe da Isabella, filha de Vera e Wilson.
Revisão: Carol Abilio, filha do Cris e da Nê, e mamãe do cachorro mais redondinho do mundo, o Pera.

GOSTOU? ENTÃO COMPARTILHA NAS REDES SOCIAIS!

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002