Festa Junina – uma das maiores festas populares do Brasil. Se tem balões e bandeirolas coloridas no ar é sinal de que a quadrilha vai começar!
A tradicional festa popular brasileira acontece em junho e foi trazida pelos portugueses, durante a colonização, no século XVI.

Hoje em dia, a Festa Junina é vista por muitos, mais como uma festividade popular e rural do que religiosa.
Curiosidade sobre a origem da Festa Junina
Tudo começou na Europa. Os historiadores contam que a comemoração da Festa Junina começou durante a passagem da primavera para o verão, conhecida por solstício de verão*. Essas festas eram realizadas como a finalidade de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita de trigo. Quando o Cristianismo* se tornou a principal religião europeia, a Igreja Católica também passou a comemorar a data. Dia 13 de junho é celebrado o dia de Santo Antônio, 24 de junho é o dia de São João e 29, de São Pedro.
A quadrilha na Europa

“Preparem o chapéu e o vestido colorido porque começará a quadrilha, a dança popular que contagia!” Quer ver? A Holanda inventou a dança em pares e os franceses, os passos da quadrilha. Sabe aquela dança com fitas? Então, quem criou foram os portugueses e os espanhóis.
Festa Junina e folclore brasileiro

A Festa Junina é uma manifestação popular que surgiu a partir da mistura entre história e folclore. Quando chegou ao Brasil ficou um pouquinho diferente e cada região do Brasil segue a sua tradição e folclore. Por exemplo: no Maranhão, o ”bumba meu boi” comanda os festejos, no Amazonas, se comemora o “Festival de Parintins”. Em boa parte do Nordeste, Sudeste e Sul brasileiro, comemoram-se as Festas Juninas de Santo Antônio, São João e São Pedro. E assim por diante!
Com música caipira e boa comida
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, na época da colonização, não havia trigo para cultivar. Sem dúvida, o que eles encontraram no lugar foi a plantação de milho. E foi então que surgiram novos pratos, típicos da Festa Junina, mas dessa vez por influência do Brasil. São eles: canjica, pamonha, curau, broa de fubá, bolo de milho, cuscuz. Também podemos encontrar: pé-de-moleque, pinhão, cocada, batata doce, amendoim, entre outros alimentos típicos do Brasil.

E tudo isso embalado na música nordestina, no forró e na cantiga de roda
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha “praquele” balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o teu coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração.Composição: Luiz Gonzaga / José Fernandes
E você, caro leitor? Faça uma dessas brincadeiras e depois conta para o Jornal da Criança como foi? Deixe o seu comentário logo abaixo.
Glossário Jornal da Criança Solstício de verão é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em junho e dezembro. Cristianismo é religião da fé em Jesus Cristo, de sua ética e sua promessa de redenção.
Fonte: Estudo Kids, Brasil Escola, Metodista
Acesso em junho de 2019.