Cerca por simpatias, folclore e tradições populares, Santo Antônio é um dos preferidos entre os católicos portugueses e brasileiros. Também conhecido como Santo Casamenteiro, ele morreu em 13 de junho de 1231, se tornando o primeiro homenageado das festas juninas.
Depois de Santo Antônio, em 24 de junho é o dia de acender a fogueira para lembrar o Dia de São João com muito forró, quitutes e diversão. Por fim, no dia 29, chega a vez de São Pedro. No Brasil, quem trouxe os costumes de homenagear os santos do mês de junho foram os portugueses. No entanto, esta cultura se misturou aos valores negros e indígenas. Como, por exemplo, a utilização da mandioca e do milho na composição dos pratos típicos ou do Boi-Bumbá, uma dança tradicional brasileira típica das regiões Norte e Nordeste.
“Diz a crença que Santo Antônio é casamenteiro porque basta orar e pedir com fé que ele ajuda a se casar. Seja conseguindo dinheiro para fazer a festa ou até mesmo para encontrar o seu par.”
As comemorações dos três santos são bem populares, principalmente no interior dos estados do Nordeste. Certamente, a Festa Junina ganhou o coração de muitos brasileiros e atualmente é a segunda maior festa popular, perdendo apenas para o Carnaval.
Referências: Educação Uol, Diário do Nordeste
Acesso em 13 de junho de 2022