08/04/2022

FILMES QUE AJUDAM A SE DEFENDER DO BULLYING NA ESCOLA

bullying na escola

No dia 7 de abril é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying em todo o Brasil. Para lembrar sobre a importância da data, o Jornal da Criança traz uma lista com cinco filmes e séries indicados pelas especialistas Sheila Lippmann Hey, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, e a psicóloga Bianca Ferreira Larangeira. Pode ser que o leitor se identifique com algumas dessas situações e sirva de inspiração para ajudar a enfrentar o problema.

O que é o bullying?

Em primeiro lugar, bullying é quando alguém tira sarro e fazem brincadeiras maldosas com alguém. Com certeza, essas brincadeiras não são divertidas e machucam muito a pessoa que está sendo “zoada”. Porém, muitas vezes, a gente pode não conseguir falar sobre esse assunto por não entender porque isso está acontecendo e sentir vergonha.

É por isso que a coordenadora Sheila Lippmann Hey acha importante discutir esse tema usando filmes e desenhos como exemplo. Afinal, ela explica que quando um personagem vive uma situação e a criança ou adolescente reconhece que já sentiu ou viveu algo parecido, ele consegue se expressar sobre o assunto com mais tranquilidade. Confira a lista de filmes abaixo:

No Ritmo do Coração – CODA

O longa, que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2022, conta a história da jovem Ruby (Emilia Jones), a única pessoa capaz de ouvir em uma família de pessoas surdas. Entre o trabalho no barco da família e o sonho de cantar, a Ruby sofreu bullying a vida toda, além de se sentir um pouco isolada de toda a família. O filme aborda esses temas com muita sensibilidade e reflexão.

Onde Assistir: Amazon Prime Video.
Classificação indicativa: 14 anos.

Extraordinário

Extraordinário conta a história de August Pullman, o menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome rara que gerou diversos problemas de saúde, e até uma deformação no rosto. Dessa forma, ao longo do filme, crianças e adolescentes podem mergulhar neste universo e ver o bullying sendo levantado e discutido por outras crianças.

Onde assistir: Globoplay
Classificação indicativa: 10 anos

As Vantagens de ser Invisível

Apesar de contar com personagens adolescentes, os debates do longa tocam todas as idades pela sensibilidade e profundidade das questões. Durante o filme, Charlie, um estudante do Ensino Médio que sofreu bullying durante a infância, sofre de depressão e ansiedade. Agora em uma nova escola, ele enfrenta os desafios de fazer novos amigos, enquanto lida com questões do passado que vêm à tona conforme novas experiências surgem.

Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: 14 anos

As Aventuras de Poliana

A história baseada no livro Poliana, de Eleanor Porter, foi ao ar como uma novela do SBT e logo depois, passou a ser um dos conteúdos mais acessados na Netflix. O enredo que conta a vida da Poliana arrisca no otimismo e no uso do jogo do contente. Inclusive, no ambiente da Escola Ruth Goulart os alunos criaram o Esquadrão Anti Bullying, onde a turma de crianças e adolescentes entra em cena sempre com muito diálogo para combater o bullying na escola.

Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: Livre

Anne com E

Por último, o filme “Anne com E” conta a história de uma menina ruiva, faladeira e com muitas ideias próprias e inovadoras que vive em 1908. A trajetória de Anne passa por diversos casos de bullying entre os colegas de escola e até em casa, na família que a adota. No entanto, ela não desiste, e com força nos vínculos positivos, segue em frente em meio às adversidades.

Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: 12 anos


 

Referências: Canguru News, Brasil Escola, Senado Notícia
Acessos em 7 de abril de 2022.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002