JC, Jornal da Criança, simplifica as notícias

DESENVOLVENDO AS HABILIDADES DA BNCC

 

O hábito de ler o jornal melhora a fluência da leitura, e enriquece o vocabulário. Aprimora a redação a partir do aprendizado da estrutura do texto jornalístico.

Fácil de ler e entender, o JC auxilia o professor em sala de aula, permitindo que o aluno aprenda sobre ciências, biologia, história, geografia, educação financeira e até matemática por meio das notícias.

Além das notícias e reportagens, o aluno aprende também sobre outros gêneros textuais encontrados no jornal. 

 

Por que assinar o JC para os alunos do ensino fundamental?

Disponível nas versões impresso, on-line, áudio (Podcast) e vídeo (Youtube), o Jornal da Criança (JC) apresenta uma escrita sensível para os leitores do ensino fundamental 1. 

A ideia é que o aluno possa ter uma leitura mais autônoma das notícias e conseguir associá-las às disciplinas escolares.

Com a finalidade de ensinar o aluno gostar de ler, o JC usa uma linguagem de fácil entendimento, sem infantilizar. Afinal, quando os leitores não entendem o significado das palavras, perdem o interesse pelo texto. Quando leem o JC é diferente.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a leitura do jornal em sala de aula é importante e ajuda a desenvolver o senso crítico. 

Apoio ao professor gratuito

Além da escrita sensível e adequada aos alunos do ensino fundamental, o JC, Jornal da Criança, disponibiliza materiais gratuitos para apoiar o professor em sala de aula. 

MÍDIAS NA ESCOLA é o nome da coluna do professor Marcio Gonçalvesum educador Google Innovator, licenciado em Comunicação Social e doutor em Ciência da Informação.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS é uma coluna aberta para todos os professores que desejam partilhar relatos práticos de atividades realizadas, a partir do JC (Jornal da Criança) em sala de aula.

 

Oficina de jornal físico da escola

Faça um jornal na escola com a supervisão do JC, o Jornal da Criança. 

Sugestões de atividades exclusivas para escolas parceiras

Mensalmente, nossa equipe pedagógica fornece uma série de atividades elaboradas a partir das habilidades da BNCC, com base nas notícias do JC impresso. 

Diferenciais do Jornal da Criança

1) Disponível nas versões: online, impresso, áudio (Podcast) e vídeo (YouTube);
2) Escrita sensível, linguagem apropriada, mas não infantilizada;
3) Intertextualidade;
4) Diversidade textual com foco no gênero jornalístico;
5) Notícias sobre o Brasil, mundo, meio ambiente, ciências & tecnologia, esportes e cultura;
6) Carta do Leitor ;
7) Conteúdo multidisciplinar e interdisciplinar;
8) Apoio ao professor;
9) Oficinas de jornalismo;
10) Formação para professores.

As editorias do Jornal da Criança

Brasil

Notícias e reportagens sobre datas comemorativas, tradições, manifestações populares e acontecimentos importantes.

Meio Ambiente

meio ambiente

Notícias e reportagens sobre aquecimento global, queimadas, desmatamento, poluição, reciclagem, efeito estufa, entre outras pautas importantes sobre o tema.

Mundo

mundo

Notícias e reportagens sobre os acontecimentos no mundo

Economia

Importância da educação financeira para a família

Notícias e reportagens que despentam o interesse pelo tema, auxiliando no processo de educação financeira desde a infância.

Ciências e Tecnologia

ciência e tecnologia

Notícias para crianças sobre ciências e tecnologia, temas de interesse científico (pesquisas, descobertas) ou notícias sobre inovações tecnológicas.

Cultura

Textos sobre acontecimentos culturais tanto no Brasil quanto no mundo. Exemplo: teatro, música, cinema, literatura, artes plásticas, pinturas, exposições, etc.

Esporte

Escrita sensível nas notícias esportivas, textos inspiradores de histórias de superação.

Coluna do Mike

Coluna do Mike

Mike, a mascote do JC, é um cachorro que opina sobre as notícias do JC. Divirta-se com os comentários e conclusões do ser inanimado da nossa equipe. 

Opinião dos pais dos leitores

“O Jornal da Criança é muito focado e, literalmente, dirigido para as crianças. Ele é leve, direto e, principalmente, lúdico, trazendo informações com qualidade”. 

Notícias assim fazem muita falta nos meios de comunicação de hoje.
Sou advogada, especialista em Direito Digital e Educacional. Também idealizadora do programa jurídico-pedagógico “Proteja-se dos Prejuízos do Cyberbullying.
Ana Paula Siqueira
Ana Paula Siqueira
mãe da Sofia (8 anos)
Adorei a matéria do Dia das Crianças. Muito gostosa e leve de ler. É excelente ver as crianças comentando e se expressando com naturalidade. Dá vontade de ler todos os textos!
Regiane Herchcovitch
Regiane Herchcovitch
mãe da Milena (8 anos)
"Finalmente um jornal a altura das nossas crianças! Inteligente, divertido e leve! Cada notícia é motivo pra um aprendizado descontraído, além do caráter informativo. Crianças de todas as idades, inclusive as que passaram dos 40, podem se informar com prazer e diversão, abrindo um sorriso maroto por exemplo com a manchete "Como não soltar puns fedidos?"
Cá entre nós: entendi mais sobre a guerra fria pelo Jornal da Criança do que no livro da escola!"
Sou ávida por conhecimento, mãe de uma menina de 9 anos, médica dermatologista e atuante na medicina psicointegrativa.
Vanessa kodani
Dra Vanessa Kodani
mãe da Mariana (9 anos)

“O Jornal da Criança tem sido extremamente agregador em nossa família. Fala de assuntos sobre o cotidiano e históricos e até mesmo político de maneira clara e descomplicada.

Bem direcionado para o entendimento das crianças!
Costumo ler muitas matérias com minha filha, o que torna os nossos momentos de aprendizado juntas, muito mais simples e gostoso."
Priscila Mattos
Priscila Mattos
mãe da Pietra (11 anos)
"O Jornal da Criança está fazendo muita diferença no dia a dia com os meus filhos. Os textos são simples, leitura gostosa que atrai a atenção deles."
Rejanne Silveira
Rejanne Ferreira
mãe da Pietra (11 anos) e Lorenzo (6 anos)
"Além da pluralidade dos temas, são atuais, muito bem escritos e em linguagem acessível. A leitura é agradável para qualquer idade! "
Andrea Bedran
mãe da Luiza (8 anos)
"O Jornal da Criança é um projeto maravilhoso que ajuda na formação do leitor. Vivemos a era digital e as crianças precisam de páginas úteis e agradáveis nas redes sociais. e o JC tira isso de letra! "
Anie Mazzero
Annie Mazzero
mãe do Yago (12 anos)
Viviane Zanardo

Quem somos

Formada em Comunicação Social pela FIAM, com ênfase em jornalismo, Viviane Rocha Zanardo Lancellotti atua na área desde 2000. Foi pauteira, produtora, repórter, editora e apresentadora, com passagens pelas TVs:  Bandeirantes, Diário e Globo SP. Voltou a estudar depois da maternidade, aprendeu a ilustrar e lançou a coleção Cidade das Letrinhas. Na sequência, se formou em editoração eletrônica, no Senac, e edição de vídeos, na Academia Internacional de Cinema (AIC). Em 2019, lançou o Jornal da Criança (JC).

Faz parte da equipe de colaboradores um time de profissionais, como, por exemplo, editor, diagramador, revisor e programador. Entre eles, a Carol Abílio, Grazi, Roberta Taffarello, Vera Rocha e o Jeremias Nascimemto.