06/03/2020

GRANDES AUTORAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia Internacional das Mulheres

No Dia Internacional da Mulher, o Jornal da Criança homenageia algumas autoras que conquistaram o seu reconhecimento a partir da arte de escrever histórias, a partir do Século 20*.

Quando lemos um bom conto, fábula ou lenda dá até para imaginar como é o lugar, sentir o cheiro e se emocionar. Por este motivo, alguns livros acabam ficando na memória e parecem “grudar” em nossos corações, assim como as histórias escritas pelas autoras Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Cora Coralina, Rachel de Queiroz, Eva Furnari e Cecília Meireles. Com toda a certeza, elas merecem uma homenagem especial no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Homenagens no Dia internacional da Mulher

Rachel de Queiroz

(1910-2003) Rachel de Queiroz foi uma grande escritora, jornalista, tradutora e dramaturga brasileira, e merece ser lembrada no Dia Internacional da Mulher. Ganhou diversos prêmios, dentre eles o “Prêmio Camões”, em 1993. Além disso, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em 1977. Seu primeiro romance, O Quinze, foi lançado em 1930, quando ela tinha apenas 20 anos. Entre os principais livros infantis da autora, o Jornal da Criança indica o livro Xerimbabo.

“Xerimbabo é uma palavra engraçada. É assim que os índios chamam seus bichos de estimação. Xerimbabo pode ser um papagaio, um cachorro, um sagui, um gato, um canário belga etc. Toda a criança gosta de ter o seu xerimbabo. Um gato ou um cachorro faz companhia nas brincadeiras e fica um amigo fiel do dono.”

Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. Ela escreveu muitos poemas para crianças, entre eles, “Ou isto ou aquilo”.

poema Cecília Meireles

Ana Maria Machado

(1941-) Ana Maria Machado é uma das mais importantes escritoras da literatura infantil, e faz parte da Academia Brasileira de Letras. Ela também é jornalista e professora, e publicou mais de cem livros. Além disso, venceu prêmios importantes da literatura, como, por exemplo, o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Fora do Brasil, a autora também provou que merece ser homenageada no Dia Internacional da Mulher. Isto porque também venceu, em 2000, o mais importante prêmio da literatura infantil do mundo: o Prêmio Hans Christian Andersen. Nós indicamos o livro “O Domador de Monstros”, que fala de um jeito divertido sobre os medos.

Ruth Rocha

(1931-) Ruth Machado Lousada Rocha é mais conhecida por Ruth Rocha. Apesar de ter estudado sociologia política, Ruth fez sucesso quando começou a escrever para as crianças. Além disso, trabalhou como orientadora educacional no Colégio Rio Branco. A autora faz parte da Academia Paulista de Letras e merece ser homenageada no Dia Internacional da Mulher. Afinal, quem já não leu algumas das histórias de Ruth Rocha, como, por exemplo, “Marcelo, Marmelo, Martelo”, “Quem tem medo de Monstro”, “Poemas que escolhi para crianças” ou “A menina que aprendeu a voar”?

Eva Furnari no Dia Internacional da Mulher

(1948-) Eva Furnari é uma ilustradora e escritora ítalo-brasileira porque nasceu em Roma, na Itália, em 1948, mas sua família mudou-se para o Brasil quando ela tinha apenas dois anos. Por isso é ítalo-brasileira, ou seja, pertence aos países Brasil e Itália. Entre os seus principais livros, o Jornal da Criança gosta dos títulos: “Os problemas da família Gorgonzola”, “Felpo Silva” “Assim Assado” e “Problemas Boborildos”.

“Os Boborildos são bichos dramáticos e um pouco bobos também. Além disso, eles têm o péssimo hábito de se meter em encrencas. Neste livro, são apresentados alguns dos problemas desses curiosos animais. Sem dúvidas, a autora também merece aplausos no Dia Internacional da Mulher.”

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Em 25 de março de 1911, um incêndio em uma fábrica de tecidos em Nova York acabou matando muitas mulheres. Depois disso, em 8 de março de 1917, na Rússia, as trabalhadoras de uma fábrica de tecidos decidiram fazer greve para mostrar que estavam insatisfeitas com seus salários, que é o dinheiro recebido em troca da realização de alguma atividade. Como, por exemplo, costurar.

Depois desses acontecimentos, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a comemorar o Dia Internacional da Mulher. O objetivo é homenagear e apoiar os direitos de todas elas que trabalham, fora e dentro de casa.

 

Glossário do Jornal da Criança

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897, no Rio de Janeiro.
O objetivo da ABL é incentivar o interesse pela língua portuguesa e literatura nacional.

O Século 20 iniciou em 1° de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000.


Fontes: Brasil Escola, Super Interessante, BBC, Toda Matéria, Mundo Educação
Acessos em 17 de fevereiro de 2020.

 

 

 

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002