21/08/2020

HOMENAGEM AO DIA DO FOLCLORE

Folclore brasileiro

Em rima, o JC transforma a notícia em poesia para explicar o que faz parte do folclore e da nossa tradição. A gente cresce se divertindo com as cantigas de roda e histórias antigas que são contadas de geração em geração, até tocarem o nosso coração! 

Tem Boitatá, Cuca, Saci-pererê, Mula-sem-cabeça, Caipora, Iara… quanta história boa para ouvir em homenagem ao Dia do Folclore, que é comemorado em 22 de agosto. A tataravó conta para o neto, que conta para o seu bisneto, até chegar no neto do neto! As lendas do Curupira, Caipora e Boitatá não existiram não, mas a gente escuta o povo contar com tanta vontade que dá para acreditar de verdade.

Festas populares

Confete, serpentina e guerra de água, se prepara porque lá vem a farra! Tire a fantasia da imaginação e se vista com emoção, porque é hora de festejar o que é legal. Então viva o carnaval! Depois de tanta folia, passa uns meses e já tem a festa junina, que alegria! De norte a sul, a dança do boi bumbá ou boi-mamão faz bater mais forte, o coração do povo de cada região. Afinal, isso é a tradição! Você aí do sudeste do Brasil, já ouviu falar sobre os mitos e lendas da Amazônia? E o gaúcho do Rio Grande do Sul, já pulou o carnaval de Olinda? Então, se não conhece preste atenção, porque todas elas fazem parte da nossa tradição. Viva o folclore brasileiro!

Já ouviu falar na Lenda da Comadre Fulozinha?

A Comadre Fulozinha é uma personagem folclórica bastante conhecida no Nordeste, principalmente em Pernambuco e Paraíba. Conta a lenda que a Comadre Fulozinha tem cabelos longos cabelos negros e vive pela floresta protegendo as plantas e animais. Ela pode ser muito boazinha, mas torna-se bastante maldosa com homens que entram na mata para caçar ou desmatar. Além disso, ela gosta de assustar as pessoas que não levam mingau para ela como presente. Em algumas cidades que ficam nas regiões rurais do Nordeste, o povo leva está lenda tão a sério que até grupos de homens se organizam para caçar a criatura.

Dia do Folclore
LEGENDA: ILUSTRAÇÃO DO LIVRO QUE SE CHAMA “ALÉM DA LENDA”, INSPIRADO NA SÉRIE E FILME COM O MESMO NOME, FOI ESCRITO POR BRUNO ANTÔNIO, ERICKSON MARINHO E ULISSES BRANDÃO.

Fontes: Guia da Semana, Nova Escola, Super Interessante
Acessos em 20 de julho de 2020.

Crédito da imagem de capa: Deviant Art 

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002