Enfim, após 10 anos de reparos, o Museu do Ipiranga reabre suas portas em 7 de setembro de 2022 para celebrar o Bicentenário da Independência. Prepare-se para conhecer um novo prédio com espaço de 6.800 m². O museu dobrou de tamanho!
Há 200 anos D.Pedro I chegava com sua tropa às margens do riacho Ipiranga, e gritou: “Independência ou Morte”!
A partir desse dia, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Muitos anos depois, o imperador D. Pedro II decidiu construir um edifício com ares de palácio perto do riacho para celebrar o momento histórico. No entanto, o arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi construiu o Museu do Ipiranga apenas entre os anos 1885 e 1890.
Naquela época, ainda não existia o museu, muito menos o Jardim Francês. A linda paisagem foi inspirada no Palácio de Versalhes, um lugar que representa o luxo da nobreza francesa entre 1682 até 1789.
Resgatando o passado
Em agosto de 2013, um estudo mostrou o risco do museu desmoronar. Sendo assim, o prédio fechou para reforma. Certamente, engenheiros, arquitetos, pintores e especialistas na restauração foram verdadeiros artistas para recuperar detalhes de uma construção do museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.
“Independência ou Morte”

Já imaginou ver de perto um objeto usado entre os anos 1500 e 1800?
Os restauradores recuperaram 2.800 das 3.058 peças do museu, que agora estão sem mofo, sujeiras e rachaduras. Aliás, tem também algumas peças do período do Brasil Colonial. Como, por exemplo, pinturas, esculturas, moedas e documentos textuais.
Peças multissensoriais
Engana-se quem pensa que passear no museu é um programa sem emoção. Isto porque 379 peças são multissensoriais, ou seja, estimulam o cérebro de várias maneiras. Por exemplo, é possível ouvir um som que faz imaginar uma situação, assim como também sentir cheiros e tocar nas imagens para que elas aumentem de tamanho. Para quem já visitou o Museu da Língua Portuguesa depois da reforma, na capital paulista, será uma experiência semelhante.
Espaço novo
Com a reforma, a área do museu dobrou de tamanho e ficou conectada ao Parque da Independência. Além disso, no espaço novo tem lojinha, auditório, cafeteria. Por fim, o mirante no último andar da torre central é uma boa parada para apreciar uma visão 360º da capital paulista.
Serviço
O preço do ingresso ainda não foi divulgado, mas provavelmente será um valor popular. Além disso, foram instalados também elevadores e rampas de acesso para facilitar o caminho de quem precisa.
No dia 1º de setembro haverá a abertura oficial do Museu apenas para jornalistas. Claro, nós também estivemos apor lá! Acompanhe a continuação da notícia em nosso canal:
Referência: Assessoria Museu do Ipiranga
Acesso em 12 de agosto de 2022
Crédito imagem de capa: Concrejato/José Rosael e Hélio Nobre