O que você quer ser quando crescer? Há alguns anos, era comum os jovens desejarem seguir os passos dos pais ou embarcar em uma profissão heroica, como médico ou bombeiro, por exemplo. Porém, hoje em dia, esse cenário mudou! Isso porque a grande maioria das crianças e adolescentes hoje quer ser influenciador e ganhar a vida pela internet.
Influenciadores: a profissão do futuro
Uma pesquisa realizada pela empresa INFLR em 2022 mostrou que 75% dos jovens brasileiros sonham em ser influenciadores digitais quando crescerem.
Mas afinal, será que os próprios influenciadores digitais não estão influenciando os jovens a ter essa opinião?
Segundo a pesquisa, 3 a cada 4 jovens quer se tornar uma voz relevante e inspirar outras pessoas. Ou seja, compartilhar com os outros as suas ideias e valores.
Porém, para 64% dos jovens, o interesse em se tornar um influenciador era puramente financeiro. Isso porque alguns influenciadores digitais criam conteúdos mostrando uma vida fácil, com carros de luxo, viagens e sem se preocupar com o trabalho.
É fácil ser um influenciador digital?
Mas será que a profissão de influenciador digital é fácil mesmo?
Diferentemente do que pode se pensar, os influenciadores também são especialistas em suas áreas. Além disso, precisam desenvolver habilidades relacionadas a comunicação para passar suas mensagens de forma clara e interessante para o seu público.
Escrever roteiros, gravar seus próprios vídeos, editar os cortes e postar nas diversas redes sociais são apenas algumas das atividades que os influenciadores precisam fazer todos os dias. Também precisam se manter atualizados sobre as novidades e tendências da sua área de interesse, para não perder a atenção do público e ficar para trás.
Para entender o que os jovens pensam sobre esse assunto, a jornalista Thalyta Andrade, do JC Repórter, foi às ruas para conhecer a opinião dos jovens sobre a profissão “influenciar”.
Afinal, será que os influenciadores estão influenciando os jovens a serem influenciadores?
Confira a reportagem na íntegra:
Referências: Entrevista, DW.
Acessos em 16 de agosto de 2024.