Jovens do Ensino Fundamental II e Médio da MídiaCOP estreiam como jornalistas na COP30 e colocam a cidadania em prática! Na edição nº 60, o JC traz reportagens que mostram como o jornalismo pode aproximar o estudante da realidade e desenvolver múltiplas habilidades da leitura e escrita à análise crítica e à consciência ambiental. Um exemplo é a cobertura sobre a COP30, que será realizada em Belém (PA), e o envolvimento de jovens amazônidas no projeto MídiaCOP, uma iniciativa que une educação midiática e ambiental.
Com o apoio dos professores Lorena Rodrigues (Escola Albanízia de Oliveira Lima), Márcio Gonçalves (UFMS), Kleber Leite (Escola Cordeiro de Farias) e Adilson Parente (CISEB), os estudantes aprenderam a produzir reportagens, entrevistar fontes e compreender o papel da Amazônia nas mudanças climáticas.
Como Belém mudou desde que soube que sediaria a COP30?
Essa foi a pergunta que guiou os alunos do Ensino Fundamental II e Médio em suas investigações. Então, eles foram a campo, ouviram histórias e registraram transformações. Tudo sobre os impactos nas comunidades, à criação de empregos e à construção de um novo espaço urbano, o Parque da Cidade, com 50 hectares. O espaço irá receber o evento e, depois, servir à população como área de lazer e convivência.
Para o educador, o JC é mais do que um jornal. É uma ferramenta pedagógica que estimula a pesquisa, o pensamento crítico e o diálogo sobre temas globais a partir do olhar do estudante. Por isso, as reportagens trazem fontes confiáveis, linguagem clara e propostas que se conectam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as competências da BNCC.
Confira a matéria completa nas páginas 2, 3 e 4 do JC nº 60. Além disso, publicamos também a reportagem especial sobre o Parque da Cidade de Belém na página 5.
Referências: Ministério da Educação
Acessos em 11 de novembro de 2025.












