Há lugares que são como livros gigantes, cheios de histórias incríveis e crenças, como Jerusalém, uma cidade do Oriente Médio, considerada sagrada para três religiões diferentes: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islã. Quem fala sobre este assunto é a professora Maria Ignez Queiroz de Moraes Americano, fundadora da Escola Viva e autora do livro “Deus é hoje”.
Crédito da imagem: Periódico da Igreja Franciscana.
Ela nasceu em 1943 e contar histórias sempre foi uma das suas paixões. “Passei toda a minha vida brincando com crianças, contando mil histórias, escutando e observando suas curiosidades sobre a natureza, as artes, o mundo e Deus”, conta Ignez.
Legenda: Inez Americano em sua biblioteca. Crédito da imagem: Arquivo pessoal
Aliás, por falar em histórias, a professora nos contou mais detalhes sobre a importância de Jerusalém para os judeus, cristãos e muçulmanos. Certamente, três religiões diferentes, mas que são monoteístas, ou seja, acreditam em um único deus.
Afinal, quem é Abraão?
Há 1850 anos antes de Cristo (a. C), o profeta Abraão teve dois filhos de mães diferentes: Ismael, filho da escrava egípcia) e Isaac (filho de Sarah, a esposa). Ismael é de origem islâmica e Isaac é judeu.
A pedido de Sarah, Abraão abandonou Ismael e Aga no deserto. Segundo a bíblia, Deus acolheu o garoto, que cresceu revoltado e formou sua própria tribo.
Naquela época, existiam muitas tribos que eram parentes e lutavam entre si pela posse de água e pasto para os animais. Em um dos confrontos, os hebreus venceram e criaram os reinos de Judá e Israel. Depois disso, o rei Davi transformou Jerusalém na capital dos judeus. (Leia mais detalhes na edição nº 40)
A importância de Jerusalém para o cristianismo
Legenda: Altar do Calvário é o local onde Cristo foi crucificado e fica dentro do Santo Sepulcro. Crédito da imagem: Wikimedia Commons
Em primeiro lugar, Jesus nasceu em Belém, na Palestina, em 25 de dezembro, e viveu boa parte dos seus 33 anos em Jerusalém, ensinando sobre bondade, compaixão, parceria e amor ao próximo. Além disso, segundo a Bíblia, a Última Ceia de Jesus aconteceu em Jerusalém, assim como também a crucificação. Em homenagem a Cristo, os católicos construíram a Igreja do Santo Sepulcro neste local sagrado.
Judaísmo
Quem fundou a cidade de Jerusalém foi o rei Davi. Há 970 anos antes de Cristo (a.C) nascer, o rei Salomão, filho de Davi, construiu o templo que significava o poder religioso e político dos judeus. Muito tempo depois disso, Herodes reconstruiu o mesmo templo no ano 19 a.C.
Então, 70 anos depois de Cristo (d.C), os romanos destruíram o antigo Templo de Salomão. O que sobrou do antigo templo sagrado dos judeus foi o Muro das Lamentações, local onde costumam rezar e fazer pedidos a Deus, deixando bilhetes no muro.
Legenda: Muro das Lamentações dos judeus, na cidade antiga de Jaffa, com a mesquita de Al-Aqsa, um dos locais mais sagrados do Islã. Crédito da imagem: Ana Paula Hirama
Islamismo
Já no século 18 depois de Cristo (d.C), neste mesmo local, os muçulmanos construíram o Domo da Rocha e a Mesquita Al-Aqsa. Portanto, para a religião islã, Jerusalém é o terceiro lugar mais sagrado do mundo, depois de Meca e Medina. Eles acreditam que o profeta Maomé fez uma viagem especial para Jerusalém e a partir desse local subiu aos céus.
Por fim, o JC apresenta o livro da autora e professora Ignez, que nos ajudou a contar a história de Jerusalém, o lugar que conecta diferentes religiões à sua fé.
“Este livro tem como foco apresentar as formas de pensar do catolicismo, judaísmo, islamismo, umbanda e budismo. A ênfase ao longo do livro está em estudar as relações entre essas diferentes formas de pensar a religiosidade e a importância de respeitar as opiniões, crenças e pensamentos diferentes dos nossos. Dessa forma, a história “Deus é hoje” mostra que o céu tem muitas portas, cada um entra pela porta que escolheu.”
Você sabia?
Em 1981, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu a cidade de Jerusalém como Patrimônio Mundial da Humanidade devido a sua importância cultural e histórica.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.