Cada vez mais, a educomunicação é indispensável para ajudar as crianças e jovens a navegarem em um mundo onde as formas de acesso à informação e a tecnologia mudam muito rápido. A entrevista a seguir foi realizada em abril de 2024, mas reservamos este vídeo para o encerramento do ano com a finalidade de reforçar o nosso compromisso em auxiliar professores e alunos no processo de educomunicação.
Como trabalhar o jornalismo na educação?
O vídeo mostra a experiência proporcionada pelo Jornal da Criança e Jovens, na qual os estudantes Alexandre e Maria Clara, da EMEB Vinícius de Moraes, entrevistaram Carlos Lima, fundador do Imprensa Jovem, projeto que incentiva a educomunicação nas escolas públicas de São Paulo.
Confira a entrevista completa aqui:
Aproveitamos também a oportunidade para esclarecer uma pergunta que nos fazem frequentemente. Afinal, por que o JC não está nas escolas municipais de São Paulo? A razão é que o JC tem periodicidade mensal. Por isso, não conseguimos participar do edital.
Avaliamos internamente a possibilidade de tornar o JC quinzenal, mas decidimos continuar com as edições impressas mensais por alguns bons motivos! Com as edições mensais, nossa equipe pode dedicar mais tempo e recursos para apurar as notícias e apresentar uma versão completa dos fatos.
Além disso, também podemos mergulhar em experiências únicas de educação de todos os lugares do Brasil e trazer isso em primeira mão para nossos leitores. Oferecemos episódios de podcasts e videorreportagens, muitas vezes produzidos pelos próprios alunos.
Por outro lado, nossos leitores podem se informar sobre os acontecimentos com linguagem clara em nosso portal de notícias, atualizado de segunda a sexta-feira.
Para o próximo ano, sugerimos que a assessoria pedagógica e a equipe do senhor Fernando Padula Novaes, Secretário Municipal de Educação de São Paulo, considere a possibilidade de publicar um edital que contemple tanto veículos quinzenais quanto mensais.
Afinal, os estudantes têm o direito de ler todos os veículos de imprensa direcionados ao público infantojuvenil.
Referências: Entrevista, Secretaria Municipal de Educação
Acessos em 23 de dezembro de 2024.