No dia 21 de outubro, o cartunista Mauricio de Sousa, de 86 anos, recebeu homenagem da Cátedra Unesco de Leitura PUC Rio como reconhecimento do seu trabalho por mais de 60 anos ajudando na alfabetização de crianças brasileiras. A cerimônia aconteceu no Theatro São Pedro, na cidade de São Paulo.
Enfim, o escritor é o criador da Turma da Mônica, uma das séries de quadrinhos mais popular do Brasil. Além disso, o Mauricio de Sousa também contou histórias na televisão, em filmes e séries, além dos quadrinhos.
Homenagem ao Mauricio de Sousa
Em primeiro lugar, quem apresentou a cerimônia foi a atriz Zezé Motta. Nesse dia, a professora e pesquisadora na área dos quadrinhos, Sonia Bibe Luyten, falou sobre a importância da linguagem dos quadrinhos nas escolas e como eles podem ajudar no aprendizado de crianças e jovens.
Quando foi receber o prêmio, o Mauricio de Sousa falou sobre a sua infância e ficou muito emocionado. Ele contou que seus pais levavam quadrinhos para sua casa quando ele tinha 5 anos de idade, o que o ajudou muito a aprender a ler e escrever — o que chamamos de alfabetização.
Em seguida, a representante da Cátedra Unesco, Gilda Maria de Carvalho, falou sobre a formação de jovens leitores. Ela explicou como as histórias em quadrinhos ajudam as crianças e jovens e se interessarem pela leitura em todo o Brasil.
Em parceria com a Unesco, o Instituto Mauricio de Sousa fará campanhas de incentivo à leitura. Para ajudar nessa missão, o cartunista escreveu uma história em quadrinhos especial com a finalidade de incentivar as crianças.
Referências: Terra, Estadão, Mundo RH
Acesso em 24 de outubro de 2022.
Crédito: Larissa-Passos e Fernando Mott