Encontramos uma forma inovadora de dialogar diretamente com os leitores em formação: o JC deu voz a um mascote de verdade, o cachorro Mike. Transformado em uma figura animada nas páginas do Jornal da Criança & Jovens, Mike comenta matérias de cada edição com um olhar único e cheio de humor “canino”. Essa estratégia desperta a curiosidade dos jovens leitores, assim como também os ensina a reconhecer a diferença entre textos informativos e opinativos.
A Voz de Mike: reflexão com um toque canino
Na edição 53 do jornal, por exemplo, Mike mergulhou em um assunto histórico. Isso é, a evolução das comunicações desde a invenção do telefone por Alexandre Graham Bell, em 1876.
Enquanto o texto informativo apresenta fatos, como o funcionamento dos telefones antigos, o opinativo de Mike provoca reflexões sobre as mudanças sociais que acompanham a tecnologia. Essa estratégia, que mistura informação e opinião, vai além da diversão, ajudando os leitores e desenvolver habilidades essenciais para a vida estudantil e cidadã.
Leia o restante do artigo e conheça mais sobre essa estratégia e seus resultados, clicando aqui.