15/02/2024

Mocidade Alegre homenageia Mário de Andrade

Mocidade Alegre homenageia Mário de Andrade

Nota 10! Depois de uma competição acirrada entre os desfiles, quem leva o título da melhor escola de samba de São Paulo, em 2024, foi a Mocidade Alegre, do bairro do Limão. É a segunda vez que a Mocidade vence, sendo o 12º título da história da escola.

Além da organização das alas, fantasias, o samba-enredo que homenageou o escritor Mário de Andrade chamou a atenção dos jurados. Quem fez o papel do Mário foi o ator Pascoal da Conceição. Durante o desfile, o enredo mostrou as viagens do escritor pelo interior do país, mostrando o espírito do Brasil.

O sucesso foi tanto que apesar de empatar na pontuação com a escola Dragões da Real, a Mocidade se classificou em primeiro lugar no desempate.

“Esse é o motivo de muito orgulho, de muita dedicação, de muito trabalho, o empenho de cada um da nossa comunidade, da nossa diretoria, de todos os departamentos da escola. Acho que esse título só vem para coroar que a gente tá no caminho certo, que a gente tá fazendo o nosso melhor sempre”, finaliza o Ricardo Sonzin, diretor da Mocidade.

Mas afinal, qual é a importância de Mário de Andrade para o Brasil?

Enfim, vale lembrar que Mário de Andrade, o escritor homenageado no samba-enredo da Mocidade, é um dos principais escritores brasileiros de todos os tempos. Ele nasceu em 9 de outubro de 1893, na cidade de São Paulo, e foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, junto com Oswald de Andrade e Anita Malfatti.

Além disso, em 1922 o Mário também publicou o livro Pauliceia desvairada, considerado um marco da literatura brasileiro. Ou seja, um livro muito importante até os dias de hoje.


Referências: Folha de S. Paulo, g1, Brasil Escola
Acessos em 14 de fevereiro de 2024.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002